GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA EDITAL DE CONCESSÃO DA TAMOIOS COM INVESTIMENTO DE R$ 3,9 BILHÕESFonte: Assessoria de Imprensa
Publicada em: 24/3/2014
O governador Geraldo Alckmin assina autorização para lançamento de edital. Foto: Claudio Vieira
Ampliação da Tamoios vai reduzir pela metade o tempo de viagem ao Litoral Norte; concorrência é aberta a empresas estrangeiras
Publicada em: 24/3/2014
O governador Geraldo Alckmin assina autorização para lançamento de edital. Foto: Claudio Vieira
Ampliação da Tamoios vai reduzir pela metade o tempo de viagem ao Litoral Norte; concorrência é aberta a empresas estrangeiras
São Paulo, 24 de março de 2014 - O governador Geraldo Alckmin assinou a autorização para a publicação do edital da Parceria Publico Privada (PPP) da Rodovia Tamoios (SP-99), que deve ocorrer na próxima sexta-feira (dia 28).
O vencedor da licitação irá executar a duplicação do trecho de serra da Tamoios (entre o km 60,45 e o km 82).
Além disso, ficará responsável pelos serviços de operação, manutenção e conservação da rodovia dos trechos de planalto e serra (do km 11,5 ao km 83,4) e dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.
A duplicação do trecho de serra prevê 12,6 quilômetros de túneis e 2,5 quilômetros de viadutos - devido a sua complexidade a obra vem sendo comparada à pista descendente da Rodovia dos Imigrantes.
A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda em novembro e concluídas em novembro de 2019. Os investimentos somente na duplicação do trecho de serra somam R$ 2,9 bilhões. Outro R$ 1 bilhão será aplicado ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. Em janeiro, o Governo do Estado de São Paulo concluiu a duplicação de 49 quilômetros do trecho de planalto da Tamoios.
Poderão participar da concorrência empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar - isoladamente ou em consórcio. A estimativa é que a entrega das propostas seja realizada no dia 12 de maio.
A concessão patrocinada da Tamoios prevê
- a implantação de três praças de pedágio, sendo duas no trecho de planalto (km 15,7 e km 56,6) e uma no Contorno de Caraguatatuba.
- O valor da tarifa será de R$ 0,1080 (dez centavos por quilômetro), porém só haverá cobrança a partir do segundo ano de contrato condicionada a conclusão dos serviços previstos no Programa Intensivo Inicial (PII) como a substituição de dispositivos de segurança avariados;
- operação tapa buraco;
- complementação e restauração da sinalização;
- instalação de três bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (provisórias);
- implantação do Centro de Controle Operacional da rodovia;
- iluminação do trecho de serra entre o km 64 e o km 80 e
- alargamento do acostamento de 10,2 metros para 14 metros em 7 pontos da via,
- além de outras melhorias.
O plano do governo também prevê a instalação de três praças de pedágio na rodovia.
Uma delas km 15,7, que vai custar R$ 2,80; no km 56,6, que vai custar R$ 4,90 e no contorno de Caraguatatuba que deve ter o preço de R$ 1,90.
Entre diversas exigências que constam no edital de licitação, os licitantes deverão comprovar gestão e operação de rodovias com volume diário médio superior a oito mil veículos e experiência em sistemas de cobrança automática de pedágio do tipo single lane com barreira (cancela) ou freeflow, ou ainda sistema multilane-freeflow.
Nova Tamoios
Além das obras de ampliação, a concessão prevê algumas modernizações operacionais para melhorar ainda mais a segurança e agilizar as viagens pela Tamoios. A rodovia será totalmente monitorada por 209 câmeras de Circuito Fechado de Tv (CFTv) o que agiliza o socorro médico e ações para melhorar a fluidez da via sempre que preciso. Os motoristas também passarão a contar com uma estação de rádio dedicada exclusivamente para transmitir boletins com informações sobre as condições operacionais e de tráfego da rodovia - inovação inédita na malha estadual paulista. Além disso, serão instalados telefones de emergência (call box) a cada quilômetro de pista para os usuários se comunicarem com as equipes do Centro de Controle Operacional em caso de eventualidades.
A concessionária também será obrigada a prever frota de guincho, ambulância e socorro mecânico para atender aos rigorosos padrões estipulados no edital. Por exemplo: o socorro médico deverá chegar ao local do acidente em, no máximo, 10 minutos.
Não sei se todos acessam o tópico das rodovias paulistas, então vou postar um vídeo que está lá. É um time lapse que fiz no último domingo entre Caraguatatuba e Mogi das Cruzes, em 10/03/2014.
Dos 2:28 aos 6:05 do vídeo temos toda a extensão do trecho duplicado da Tamoios (sentido São José dos Campos).
Fonte: skyscrapercity.com.SP | Duplicação da Rodovia dos Tamoios, postado por Caco BianchiDos 2:28 aos 6:05 do vídeo temos toda a extensão do trecho duplicado da Tamoios (sentido São José dos Campos).
Com base no banner que aparece na foto acima, temos os prazos de conclusão estabelecidos pelo Governo do Estado (e o tempo que falta para a conclusão):
- Planalto: janeiro de 2014 (concluído)
- Contorno de Caraguá: junho de 2015 (daqui um ano e meio)
- Contorno de São Sebastião: janeiro de 2017 (daqui três anos)
- Nova Serra: 2º Semestre de 2019 (daqui cinco anos e meio)
DECRETO ASSINADO PELO GOVERNADOR ALCKMIN AUTORIZA DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DO PROLONGAMENTO DA CARVALHO PINTOFonte: Assessoria de Imprensa
Publicada em: 14/3/2014
- Planalto: janeiro de 2014 (concluído)
- Contorno de Caraguá: junho de 2015 (daqui um ano e meio)
- Contorno de São Sebastião: janeiro de 2017 (daqui três anos)
- Nova Serra: 2º Semestre de 2019 (daqui cinco anos e meio)
DECRETO ASSINADO PELO GOVERNADOR ALCKMIN AUTORIZA DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DO PROLONGAMENTO DA CARVALHO PINTOFonte: Assessoria de Imprensa
Publicada em: 14/3/2014
São Paulo, 14 de março de 2014 - Conjunto de áreas que somam aproximadamente 1,1 milhão de m² entre Taubaté e Caçapava necessária para a implantação do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP 70) até a Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) já pode ser desapropriada. O Decreto de Utilidade Publica assinado pelo Governador Geraldo Alckmin foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje. Com isso, a concessionária Ecopistas já pode efetivar as negociações necessárias para a aquisição das áreas.
A obra está dividida em três fases. A primeira foi iniciada em janeiro e contempla a implantação de um viaduto de saída do trecho existente da via, no km 126,5. A segunda fase compreende o trecho entre o trevo de saída e a área próxima ao cemitério. Já a terceira fase prevê as obras entre o cemitério e a rodovia Oswaldo Cruz. O Decreto prevê as desapropriações necessárias para essas duas últimas fases, porém o início das obras depende ainda da emissão da Licença de Instalação. A previsão é que toda a obra esteja concluída em dezembro de 2015.
O prolongamento de cerca de 8,6 quilômetros da Rodovia Carvalho Pinto até a Rodovia Oswaldo Cruz - que dá acesso à Ubatuba no litoral norte paulista, tem como objetivo tornar as viagens mais rápidas e aliviar o tráfego nas vias urbanas de Taubaté e na via Dutra. A ampliação foi viabilizada pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. As obras são executadas pela Concessionária Ecopistas com gerenciamento e fiscalização da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP.
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