segunda-feira, 24 de março de 2014

GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA EDITAL DE CONCESSÃO DA TAMOIOS COM INVESTIMENTO DE R$ 3,9 BILHÕES

GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA EDITAL DE CONCESSÃO DA TAMOIOS COM INVESTIMENTO DE R$ 3,9 BILHÕESFonte: Assessoria de Imprensa 
Publicada em: 24/3/2014

Governador Geraldo Alckmin assina autorização do edital. Foto: Claudio Vieira
O governador Geraldo Alckmin assina autorização para lançamento de edital. Foto: Claudio Vieira

Ampliação da Tamoios vai reduzir pela metade o tempo de viagem ao Litoral Norte; concorrência é aberta a empresas estrangeiras
São Paulo, 24 de março de 2014 - O governador Geraldo Alckmin assinou a autorização para a publicação do edital da Parceria Publico Privada (PPP) da Rodovia Tamoios (SP-99), que deve ocorrer na próxima sexta-feira (dia 28). 
O vencedor da licitação irá executar a duplicação do trecho de serra da Tamoios (entre o km 60,45 e o km 82). 
Além disso, ficará responsável pelos serviços de operação, manutenção e conservação da rodovia dos trechos de planalto e serra (do km 11,5 ao km 83,4) e dos contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.

A duplicação do trecho de serra prevê 12,6 quilômetros de túneis e 2,5 quilômetros de viadutos - devido a sua complexidade a obra vem sendo comparada à pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. 
A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda em novembro e concluídas em novembro de 2019. Os investimentos somente na duplicação do trecho de serra somam R$ 2,9 bilhões. Outro R$ 1 bilhão será aplicado ao longo dos 30 anos do contrato de concessão. Em janeiro, o Governo do Estado de São Paulo concluiu a duplicação de 49 quilômetros do trecho de planalto da Tamoios.

Poderão participar da concorrência empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos e entidades de previdência complementar - isoladamente ou em consórcio. A estimativa é que a entrega das propostas seja realizada no dia 12 de maio.

A concessão patrocinada da Tamoios prevê 
  • a implantação de três praças de pedágio, sendo duas no trecho de planalto (km 15,7 e km 56,6) e uma no Contorno de Caraguatatuba. 
  • O valor da tarifa será de R$ 0,1080 (dez centavos por quilômetro), porém só haverá cobrança a partir do segundo ano de contrato condicionada a conclusão dos serviços previstos no Programa Intensivo Inicial (PII) como a substituição de dispositivos de segurança avariados;
  • operação tapa buraco; 
  • complementação e restauração da sinalização; 
  • instalação de três bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (provisórias); 
  • implantação do Centro de Controle Operacional da rodovia; 
  • iluminação do trecho de serra entre o km 64 e o km 80 e 
  • alargamento do acostamento de 10,2 metros para 14 metros em 7 pontos da via, 
  • além de outras melhorias.
Pedágios.
O plano do governo também prevê a instalação de três praças de pedágio na rodovia. 

Uma delas km 15,7, que vai custar R$ 2,80; no km 56,6, que vai custar R$ 4,90 e no contorno de Caraguatatuba que deve ter o preço de R$ 1,90. 


Entre diversas exigências que constam no edital de licitação, os licitantes deverão comprovar gestão e operação de rodovias com volume diário médio superior a oito mil veículos e experiência em sistemas de cobrança automática de pedágio do tipo single lane com barreira (cancela) ou freeflow, ou ainda sistema multilane-freeflow.

Nova Tamoios
Além das obras de ampliação, a concessão prevê algumas modernizações operacionais para melhorar ainda mais a segurança e agilizar as viagens pela Tamoios. A rodovia será totalmente monitorada por 209 câmeras de Circuito Fechado de Tv (CFTv) o que agiliza o socorro médico e ações para melhorar a fluidez da via sempre que preciso. Os motoristas também passarão a contar com uma estação de rádio dedicada exclusivamente para transmitir boletins com informações sobre as condições operacionais e de tráfego da rodovia - inovação inédita na malha estadual paulista. Além disso, serão instalados telefones de emergência (call box) a cada quilômetro de pista para os usuários se comunicarem com as equipes do Centro de Controle Operacional em caso de eventualidades.

A concessionária também será obrigada a prever frota de guincho, ambulância e socorro mecânico para atender aos rigorosos padrões estipulados no edital. Por exemplo: o socorro médico deverá chegar ao local do acidente em, no máximo, 10 minutos.


Não sei se todos acessam o tópico das rodovias paulistas, então vou postar um vídeo que está lá. É um time lapse que fiz no último domingo entre Caraguatatuba e Mogi das Cruzes, em 10/03/2014.

Dos 2:28 aos 6:05 do vídeo temos toda a extensão do trecho duplicado da Tamoios (sentido São José dos Campos).
Fonte: skyscrapercity.com.SP | Duplicação da Rodovia dos Tamoios, postado por Caco Bianchi



Com base no banner que aparece na foto acima, temos os prazos de conclusão estabelecidos pelo Governo do Estado (e o tempo que falta para a conclusão):

- Planalto: janeiro de 2014 (concluído)

- Contorno de Caraguá: junho de 2015 (daqui um ano e meio)

- Contorno de São Sebastião: janeiro de 2017 (daqui três anos)

- Nova Serra: 2º Semestre de 2019 (daqui cinco anos e meio)

DECRETO ASSINADO PELO GOVERNADOR ALCKMIN AUTORIZA DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS PARA CONSTRUÇÃO DO PROLONGAMENTO DA CARVALHO PINTOFonte: Assessoria de Imprensa 
Publicada em: 14/3/2014
Área de 1,1 milhão de m² fica entre Taubaté e Caçapava
São Paulo, 14 de março de 2014 - Conjunto de áreas que somam aproximadamente 1,1 milhão de m² entre Taubaté e Caçapava necessária para a implantação do prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP 70) até a Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) já pode ser desapropriada. O Decreto de Utilidade Publica assinado pelo Governador Geraldo Alckmin foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje. Com isso, a concessionária Ecopistas já pode efetivar as negociações necessárias para a aquisição das áreas.

A obra está dividida em três fases. A primeira foi iniciada em janeiro e contempla a implantação de um viaduto de saída do trecho existente da via, no km 126,5. A segunda fase compreende o trecho entre o trevo de saída e a área próxima ao cemitério. Já a terceira fase prevê as obras entre o cemitério e a rodovia Oswaldo Cruz. O Decreto prevê as desapropriações necessárias para essas duas últimas fases, porém o início das obras depende ainda da emissão da Licença de Instalação. A previsão é que toda a obra esteja concluída em dezembro de 2015.

O prolongamento de cerca de 8,6 quilômetros da Rodovia Carvalho Pinto até a Rodovia Oswaldo Cruz - que dá acesso à Ubatuba no litoral norte paulista, tem como objetivo tornar as viagens mais rápidas e aliviar o tráfego nas vias urbanas de Taubaté e na via Dutra. A ampliação foi viabilizada pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. As obras são executadas pela Concessionária Ecopistas com gerenciamento e fiscalização da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo - ARTESP. 

Fonte:Secretaria de Transportes - Notícias

Viagem de Mogi das Cruzes à Riviera de São Lourenço



Fonte:  You Tube

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