domingo, 30 de março de 2014

São José mapeia potencial de expansão da rede hoteleira

March 29, 2014 - 10:00

São José mapeia potencial de expansão da rede hoteleira

Com 7.400 leitos, município pode investir em eventos para diversificar público e manter ocupação nos finais de semana
Ana Lígia Dal BelloEspecial para O Vale
Representantes da rede hoteleira de São José dos Campos e técnicos da prefeitura discutiram nesta semana o planejamento e as deficiências do setor de turismo na cidade.
Conhecida sobretudo como centro de negócios, São José pode passar a atrair outros tipos de visitantes, que não apenas empresários, se depender do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares).
“Queremos que mude esse perfil, e dos turistas também. Gostaríamos que se investisse em turismo de eventos. Deveria existir um hotel cinco estrelas, com área de eventos, isso sim agregaria valor à cidade”, disse o presidente do Sinhores, Antônio Ferreira Júnior.
Para Ferreira, seria muito mais vantajoso para a cidade se ela tivesse estrutura para receber congressos, simpósios (inclusive universitários), festivais e outros eventos capazes de atrair público e investidores.
“Esses eventos dependem de um espaço adequado que a cidade não tem. Os eventos que não cabem mais em São Paulo poderiam ser trazidos para São José, para um hotel resort”. 
Além disso, faltaria para São José pontos de informação turísticas, que se restringem ao prédio da antiga Câmara e a divulgação dos atrativos da cidade, como parques, Museu Aeroespacial e o distrito de Sã Francisco Xavier por exemplo.

Como. Para o diretor de hospedagem do Sinhores, Pedro Rodrigues, a prefeitura poderia fazer parcerias para atrair negócios. “Quando a prefeitura começar a divulgar a cidade como centro cultural e de lazer, além de business, vai atrair empresários para abrir salões de eventos aqui, grandes investidores.
“Até 2011, tínhamos 53 pousadas clandestinas. Essa é uma das deficiências, deveria ter mais fiscalização”
, disse.

Perfil. Segundo a Secretaria de Turismo, pratica-se na cidade o turismo hospitalar, acadêmico, de serviços, varejo, corporativo e de entretenimento.
São José e São Francisco Xavier têm 45 hoteis e 30 pousadas, que somam 7.400 leitos, majoritariamente forcados no turismo de negócios.
Neste momento, é desenvolvido na cidade um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico. 
Entre as ações previstas estão o desenvolvimento do inventário turístico da cidade, fazer diagnósticos da produção artesanal, por exemplo, promover mostras de arte, elaborar plano de negócios, entre outros. 
Como São José está próxima de cidades como Rio e São Paulo, é comum que os turistas passem pela cidade apenas para comprar e pernoitar.
Fonte: OVale

Nenhum comentário:

Postar um comentário