sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Vale atrai investimentos em novas instalações industriais


July 27, 2012 - 03:28

Vale atrai investimentos em novas instalações industriais

Galpão industrial em construção na divisa entre São José e Caçapava Foto: Warley Leite
Galpão industrial em construção na divisa entre São José e Caçapava Foto: Warley Leite
Locação de galpões é novo foco do segmento imobiliário na região, que tem 337 mil metros quadrados de área construída

Xandu Alves
São José dos Campos
O Vale do Paraíba tornou-se atrativo para um tipo de negócio imobiliário que tem trazido cada vez mais investimentos para a região. Trata-se da construção, venda e locação de galpões industriais, que servem para a instalação de novas empresas.
A localização privilegiada no eixo Rio-São Paulo, a variedade de opções e o preço do metro quadrado são os atrativos para o mercado crescente dos galpões.
Referência no seguimento, a Herzog Imóveis Industriais e Comerciais coloca o Vale como “dono” de 21,5% de todo o estoque de galpões no interior do Estado, que chega a 2,8 milhões de m².
São 337 mil m² de área construída na região, sendo que São José abocanha a maior fatia, com 250 mil m². Jacareí tem 47,5 mil m² e Taubaté, 40 mil m².
“A falta de terrenos em São Paulo e Campinas levou as empresas a olhar para o Vale, que recebe muitos investimentos e tem ótimas condições para crescer no mercado”, disse Simone Santos, diretora de Serviços Corporativos da Herzog.
Outro ponto a favor do Vale, segundo ela, é o preço do metro quadrado. O valor pedido para locação de galpões na região é de cerca de R$15/m², enquanto a média do interior é de R$17,30/m².
Na avaliação da Herzog, 41% dos galpões industriais do Vale ainda estão vagos. Mas as unidades começam a ser procuradas e negociadas.
Vice-presidente da Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte), Marco Antônio Vasconcelos reconhece que se trata de um setor novo, mas com boas perspectivas de expansão. “As estrutura pré-moldadas são rápidas de construir e atraem as empresas.”

Indústrias encomendam instalações
São José dos Campos
Uma das modalidades de construção de galpões industriais que ganha fôlego no Vale do Paraíba é a sob encomenda e adaptada.
É quando o empreendedor ergue a estrutura já tendo a locação assegurada com o investidor, aquele que abrirá a empresa.
O formato é favorável aos dois lados. O investidor garante um contrato de locação de, no mínimo, 10 anos e o empresário recebe a estrutura adequada ao seu negócio.
“Muitas empresas preferem alugar um imóvel para ter capital e investir no próprio negócio. Assim, a construção sob demanda garante o espaço adequado para a produção específica do empreendedor”, afirmou Simone Santos, diretora de Serviços Corporativos da Herzog Imóveis Industriais e Comerciais. Ela vê potencial na região de crescer nesse mercado de galpões industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário