sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Depois de 2 anos, União define leilão do trem-bala


Depois de 2 anos, União define leilão do trem-bala

Audiência pública sobre o TAV em São José. Foto: Arquivo/O Vale
Audiência pública sobre o TAV em São José. Foto: Arquivo/O Vale
ANTT marca leilão para maio de 2013; em setembro haverá audiências em São José e em Aparecida
Chico PereiraSão José dos Campos

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) divulgou ontem a minuta do novo edital e do contrato de concessão do trem-bala, que vai ligar o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e marcou para o dia 29 de maio de 2013 o leilão da ferrovia de alta velocidade.
O TAV (Trem de Alta Velocidade) vai cortar a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, onde terá obrigatoriamente pelo menos duas estações --uma em Aparecida e outra a ser definida pelo operador do sistema.
São José dos Campos é a cidade que tem maior possibilidade de ter a segunda prada do TAV.

Audiências. A ANTT abriu audiência pública sobre as minutas do edital e do contrato de concessão do TAV aos interessados entre 23 de agosto e 24 de setembro de 2012, para receber contribuições de interessados. 
A agência também irá promover audiências presenciais para apresentação da documentação disponibilizada e para receber contribuições ao projeto.
Na RMVale serão realizadas duas audiências.
A primeira será no dia 13 de setembro, em um hotel de São José dos Campos.
No dia seguinte, a audiência será em Aparecida, no Santuário Nacional. Ambas serão das 9h às 13h.

Fatiamento. Após o fracasso de dois leilões, realizados entre 2010 e 2011, o governo dividiu a concessão do trem-bala em duas etapas.
A primeira será para definir a empresa que vai fornecer e implantar a tecnologia do trem-bala (trilhos, sistemas e o material rodante) e da manutenção e operação do sistema.
A segunda etapa, para a contratação das obras civis para a construção da ferrovia, deve ser em 2014.
A previsão da ANTT é que o TAV esteja em operação até 2020. Executivos da agencia acreditam que trechos do trem-bala devem ser operados a partir de 2018.

Custo. Por enquanto, está mantido o custo inicial, no valor de R$ 33 bilhões, mas possivelmente deve ser revisto.
Segundo a minuta do edital, foi mantida a tarifa teto cobrada aos passageiros de R$ 0,49 por quilômetro, valor definido em setembro de 2008. Essa tarifa só vale para a viagem entre Rio e São Paulo pela classe econômica. Hoje, o bilhete para o trecho custaria no máximo R$ 201,88.
A previsão da ANTT é que a demanda de passageiros para o TAV em 2020 será de 42 milhões de pessoas. A nova ferrovia medirá 510 km.

Retomada do projeto cria entusiasmo 
São José dos Campos
 
A retomada do projeto do trem-bala pelo governo federal foi bem recebida por municípios da RMVale.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, José de Mello Corrêa, afirmou que o projeto é importante para a região e para o país.
“A construção da ferrovia de alta velocidade vai agregar novos conhecimentos tec-nológicos ao país e atenderá uma área que tem grande demanda de transporte, como entre São José e São Paulo. Torcemos para que agora o projeto deslanche”, disse.
O prefeito de Jacareí, Hamilton Mota (PT) também considerou positiva a decisão do governo de retomar o projeto. 
Para o deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), de São José, o trem-bala é um projeto muito importante para toda a região e vai contribuir para o desenvolvimento da RMVale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário