domingo, 12 de agosto de 2012

Sem investimento, aeroporto perde passageiros em S. José


August 12, 2012 - 01:59

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Sem espaço, carros de passageiros ficam no canteiro em frente ao aeroporto. Foto: Warley Leite
Sem espaço, carros de passageiros ficam no canteiro em frente ao aeroporto. Foto: Warley Leite
Apontado como alternativa durante a Copa, aeródromo local ainda aguarda plano da Infraero para a sua ampliação
Chico Pereira
São José dos Campos

O aeroporto de São José dos Campos, que pode ser referência como um dos terminais de apoio à Copa do Mundo de 2014, registrou retração no movimento de passageiros no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011.
Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), administradora do terminal, mostram que nos primeiros seis meses deste ano o movimento de passageiros foi de 99.852 ante 101.866 registrados no passado.
Mesmo com a retração, a movimentação de embarque e desembarque no aeroporto ainda é superior à capacidade do terminal, que é de 90 mil passageiros/ano.
Duas empresas aéreas, a Azul e Trip, operam no local.

Gaveta. Em maio, a Infraero anunciou um pacote de investimentos para revitalizar o aeródromo.
Segundo a empresa, o primeiro passo será remodelar o terminal de passageiros.
Um MOP (Módulo Operacional de Passageiros) será instalado e um estacionamento para aeronaves, construído, com investimento de até R$ 10 milhões.
A Infraero, porém, ainda não definiu cronograma para a instalação do MOP e o projeto permanece engavetado.
A empresa informou esta semana que não há prazo para a instalação do MOP.
De acordo com a direção da empresa, uma comissão formada por integrantes da Infraero, da Aeronáutica (proprietária do terreno do aeroporto) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil) iniciou um estudo para definir a estratégia para a ampliação do aeroporto.
No site da Infraero a empresa informa que está em curso o processo de zoneamento civil/militar, delimitando o terreno para a implantação da nova área terminal, para os lados da rodovia dos Tamoios.
Em seguida será elaborado o Plano Diretor do Aeroporto, os projetos executivos e as obras de implantação da nova plataforma aeroportuária.

Vontade. Para dirigentes de entidades de classe e do poder público municipal, falta “vontade” da Infraero em investir no terminal de São José.
“A nossa região tem potencial e a demanda pelo transporte aéreo tende a crescer, mas, é preciso melhorar as instalações do terminal”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.

Expectativa. O secretário relatou que em julho ele e o engenheiro Ozires Silva, ex-superintendente da Embraer, se reuniram com executivos da Secretaria de Aviação Civil.
“A expectativa em Brasília é que, após a conclusão do processo de privatização de outros terminais, como Guarulhos, a Infraero voltará sua atenção aos demais terminais sob sua responsabilidade.”
A escolha de São José para ser um dos centros de treinamento da Copa deve reforçar a priorização de obras para o aeroporto da cidade.
Apontado como alternativa durante a Copa, aeródromo local ainda aguarda plano da Infraero para a sua ampliação
 
Terminal tem hoje Azul e Trip
São José dos Campos

A Azul Linhas Aéreas é atualmente a principal operadora do aeroporto de São José dos Campos.
A empresa iniciou suas atividades no terminal em outubro de 2010.
Em apenas dois meses, a companhia transportou 17.684 passageiros.
No ano passado a aérea transportou 104.689 passageiros e este ano já foram transportados 32 mil pessoas, segundo informou a empresa.
A Azul opera vários voos diários para Confins (Belo Horizonte), Curitiba e Campinas.
A Trip é outra companhia aérea que opera no terminal, com voos para o Rio de Janeiro, entre outras localidades.
A empresa e a Azul estão em fase de associação e aguardam aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Candidatos divergem em propostas para mandato
São José dos Campos

Candidatos a prefeito de São José dos Campos têm propostas diferenciadas para o aeroporto da cidade.
O postulante do PSDB, Alexandre Blanco, disse que planeja dar continuidade às negociações iniciadas pelo prefeito Eduardo Cury para municipalizar o terminal aeroportuário.
Para Blanco, a vocação industrial da cidade comporta um terminal de cargas voltado para importação e exportação, entre outras atividades.
O candidato do PT, Carlinhos Almeida, disse que, ao término do estudo que definirá o zoneamento civil/militar do aeroporto, irá estudar medidas para garantir a ampliação do aeroporto de São José.
Ele afirmou que, de imediato, será viabilizado um novo terminal que deve ser construído pela Infraero.
Na avaliação do postulante do PV, Cristiano Pinto Ferreira, o aeródromo precisa ser municipalizado.
Fabrício Correia, que disputa o Paço pelo PSDC, disse que vai buscar entendimentos com o governo federal para investimentos no terminal.
Postulante à prefeitura pelo PSB, Antonio Alwan disse que planeja debater o assunto com a comunidade em audiência pública.
O candidato Ernesto Gradella (PSTU) afirmou que planeja fazer ampla consulta para definir o futuro do terminal.
O postulante do PSOL, Gilberto Silvério, disse que o seu foco é o transporte de massa, mas a questão será debatida.

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