domingo, 18 de setembro de 2011

RM Vale alavanca execução de projetos estratégicos da região

September 18, 2011 - 04:13

RM Vale alavanca execução de projetos estratégicos da região

Trecho da Tamoios em São José Aaron Kawai
Como Região Metropolitana, Vale do Paraíba vai acelerar concretização de propostas como a duplicação da Tamoios, ampliação do Porto de São Sebastião, investimentos no Pré-sal e no aeroporto de São José
Cláudio César de Souza
São José dos Campos

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pretende utilizar a Região Metropolitana do Vale do Paraíba para acelerar a execução de projetos estratégicos para a região e para o Estado como a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a duplicação do Porto de São Sebastião.

“O enfoque passará a ser não mais em cima dos municípios, mas sim em cima da Região Metropolitana. O enfoque é regional”, disse o político tucano em entrevista exclusiva a O VALE, concedida por e-mail.

Segundo Alckmin, a partir da RM Vale --que deverá estar implantada até o ano que vem-- o desenvolvimento econômico poderá ser melhor compartilhado entre as 39 cidades da região.

“A RM fortalecerá os municípios enquanto entes federativos, contribuindo para o desenvolvimento da região como um todo e para o aumento da efetividade de políticas públicas. O planejamento integrado possibilitará a articulação destes municípios em torno de políticas e ações para as cidades e para a Região Metropolitana.”

Potencialidades. Além da duplicação da Tamoios e da ampliação do Porto de São Sebastião, ele citou como exemplos de investimentos estratégicos o pré-sal no Litoral Norte, as melhorias viárias e a reforma e ampliação do Aeroporto de São José dos Campos.

“Com estes elevados investimentos previstos, a região como um todo se beneficiará, permitindo compartilhar as melhorias e as potencialidades locais.”

O governador, que é de Pindamonhangaba, afirmou a RM do Vale também será fundamental para a solução de problemas comuns das cidades da região.

“A RM vai favorecer ações compartilhadas e promover o planejamento regional, aperfeiçoando os serviços públicos de interesse comum dos municípios.


Arte rm
Estado mostra projeto da RM na sexta-feiraSão José dos Campos

O projeto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba será apresentado na próxima sexta-feira, durante evento programado para as 11h no auditório da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São José dos Campos.

A exposição será feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e deverá contar com a presença do secretário de Estado de Planejamento, Emanuel Fernandes, que é de São José dos Campos.

Com a criação da RM, o Vale passará a contar com uma estrutura voltada exclusivamente para a solução de problemas comuns enfrentados pelas cidades da região.

O projeto prevê a criação de um Conselho de Desenvolvimento com representantes das prefeituras e do Estado para definir políticas regionais de desenvolvimento e de um fundo para a captação de verbas para projetos e obras.

A RM ainda terá subdivisões, com escritórios em São José, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro e Litoral Norte.

Agilidade. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pretende encaminhar o projeto de lei à Assembleia Legislativa até o final do mês e a expectativa é de que a proposta seja votada até o final do ano.

Os deputados do Vale trabalham para que o projeto seja encaminhado em regime de urgência votado antes da nova peça orçamentária para que a RM tenha verba própria já para o ano que vem.

“Estamos trabalhando neste sentido e acho que é possível votar o projeto da RM antes do Orçamento de 2012 e já garantir verbas para o ano que vem. Já estamos conversando com o governo e com os demais deputados e acredito que todos eles vão querer colaborar com o Vale do Paraíba”, disse o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário