domingo, 18 de setembro de 2011

Novos prédios, mais trânsito?

September 18, 2011 - 04:02

Novos prédios, mais trânsito?

Trânsito na Pedro Friggi Arquivo O VALE
Com 22 ‘espigões’ em construção, zona leste de São José vai sofrer ainda mais impactos no trânsito já congestionado
Carolina Teodora
São José dos Campos

Sem resolver os principais gargalos viários da zona leste, a Prefeitura de São José aprovou a construção de 22 ‘espigões’ na região, que irão agravar ainda mais os problemas de trânsito.

Seis dos novos prédios liberados ficam entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Barbacena --principais acessos à região. Juntos, só esses empreendimentos somam 624 novas moradias.

A grande maioria dos 22 prédios já está em fase de construção, anunciando um impacto no trânsito que já sofre com a falta de acessos, fluxo constante, avenidas estreitas e muito arriscadas.

Levantamento oficial mostra que quase metade das dez avenidas mais perigosas de São José ficam na zona leste: Pedro Friggi, Barbacena, JK e João Marson. Acidentes nessas avenidas provocaram três mortes em 2010.

Problema. O VALE percorreu essas vias na última quinta-feira e viu que para dirigir em alguns pontos o motorista é obrigado a infringir as leis de trânsito.

No início da JK, por exemplo, na região do Jardim Paulista, o motorista é obrigado a invadir a contramão da pista quando precisa desviar dos ônibus. Isso porque a faixa da via é tão estreita que o ônibus ocupa uma pista e meia. A situação é recorrente já que a JK recebe um fluxo diário de 140 ônibus.

Na avenida Sebastião Paulo Toledo Pontes, que depois vira Barbacena, o problema é semelhante. A via tem duas faixas em cada sentido, mas como o estacionamento é liberado dos dois lados, o fluxo se concentra em uma única pista.

Na quinta-feira, uma poda de árvore feita e um caminhão que abastecia um dos comércios também obrigavam o motorista a invadir a contramão.

“O trânsito é ruim sempre, mas se você quer ver um caos precisa vir aqui depois de um acidente na Dutra. Eu não consigo sair de casa”, afirmou o encarregado de obras, Benedito Nascimento, 63 anos.

O motorista Domingos Roberto, 60 anos, acha que a prefeitura precisa fazer um grande investimento na região. “Só pequenas obras não resolvem mais”, afirmou.

Demora. Das avenidas perigosas da zona leste da cidade, a JK é a mais arriscada e registrou, somente no ano passado, 61 acidentes com feridos que resultaram em uma morte (veja quadro).

O risco é alvo constante de reclamação dos moradores e motoristas. A prefeitura promete fazer mudanças na via há mais de quatro anos, desde o primeiro mandato do prefeito Eduardo Cury (PSDB), mas até agora nada foi feito.

Até pesquisas e audiências com os moradores chegaram a ser feitas discutindo a possibilidade de tornar a via em sentido único para o bairro fazendo um binário com a Saigiro Nakamura, que fica atrás da Urbam.

Apesar da discussão e consulta com a comunidade, nada até agora foi definido. A Secretaria de Transportes se limita a informar que ‘nenhuma proposta foi descartada’.
 Arte acessos zona leste

Prefeitura promete melhoriasSão José dos Campos

A Prefeitura de São José reconhece que os novos prédios vão impactar o trânsito da zona leste, mas informou que a malha viária da região tem suporte para absorver o novo tráfego que será gerado.

A Secretaria de Transportes informou que existem várias intervenções previstas, que vão de pequenos alargamentos e melhorias de raio de giro até a construção de novas vias de ligação e estruturais.

A pasta não detalhou as intervenções nem divulgou o prazo em que serão feitas --se sairá antes da conclusão dos prédios, por exemplo. A maior obra viária prevista é a Via Cambuí, que vai ligar a região à zona sudeste da cidade. O edital da obra deve ser lançado esse ano. A pasta informou ainda que os prédios que vão gerar impacto no trânsito vão fazer obras de contrapartida para mitigar esse impacto.

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