segunda-feira, 11 de julho de 2011

Franquias apostam cada vez mais no mercado da região

Julho 10, 2011 - 04:00

Franquias apostam cada vez mais no mercado da região

Franquias na região Aaron Kawai
Pesquisa mostra que interior de SP vai receber 2.500 franquias em dois anos
Arthur Costa
São José dos Campos

“Os grandes centros caminham para uma saturação”. A afirmação é do proprietário da loja de calçados Democrata, Marc Chira, que chegou a São José na última semana para a abertura de uma unidade na região.

O aumento na renda dos moradores do interior de São Paulo faz com que as redes e franquias procurem expandir seu território para centros onde antes não havia mercado consolidado.

Franquias

“Esse crescimento econômico do interior fez com que as empresas entendessem que aquele cliente que antes viajava até São Paulo poderia consumir em sua própria cidade”, afirma Chira.

Investimento. Segundo balanço da Abrasce (Associação Brasileira dos Shopping Centers), da ABF (Associação Brasileira de Franquias) e da franqueadora Cia de Franchising, o interior de São Paulo deve receber investimento de R$ 498 milhões para a instalação de mais de 2.500 lojas de franquias que serão abertas até o meados de 2013.

Esse montante deve representar a abertura de aproximadamente 16 mil vagas de emprego. No Vale do Paraíba, 135 postos de trabalho foram criadas com a chegada do restaurante Outback.

“Temos muito espaço para crescer nas capitais, mas o poder de compra do público do interior, bem como do Vale do Paraíba com seu setor de indústrias, fez com que houvesse a expansão da rede para São José dos Campos”, afirma o sócio regional do Outback, Gilson Gomes de Oliveira.

Lucro. As redes e franquias do setor de alimentação vêm colhendo os frutos do sucesso da expansão para o interior. Pesquisa realizada pela ToolBooxTM revela que as franquias de alimentação tiveram aumento de 359% em suas vendas de 2001 e 2010. A quantidade de lojas do setor cresceu 201% no mesmo período.

O restaurante especializado em frutos do mar, Vivenda do Camarão, com franquia em São José, anunciou crescimento de 7% em 2010 e projeta terminar o ano com 150 lojas em todo o país.

Coqueluche. Os shoppings são os principais redutos de redes e franquias. O superintendente do CenterVale Shopping, João Marcos Mesquita, explica que esse é um mercado que ainda deve crescer nos próximos anos.

“O shopping é a coqueluche do varejo. Mesmo assim, estamos falando de um universo de 450 shoppings no Brasil, quando esse número nos Estados Unidos chega a 70 mil”, afirma Mesquita.

A estimativa é que, em média, de 50% a 60% das lojas nos shoppings sejam de franquias, segundo comerciantes.

“Geralmente, a empresa interessada em expandir a rede procura o grupo que administra determinado shopping. Há um desenho de estratégia e começam as negociações”, explica Mesquita.

Crescimento. Ao menos dois novos shoppings devem surgir na região nos próximos anos. O Via Vale, em Taubaté, ficará pronto em dois anos. Já o Serramar Parque Hotel, instalado em Caraguatatuba, tem previsão de inauguração para novembro.
Pedidos de falência diminuem no semestreSão José dos Campos

Os pedidos de falência no país tiveram queda de 6,6% no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são do Serasa Experian, que credita a diminuição dos requerimentos ao momento de estabilização da economia brasileira.

O levantamento indica que em 2010 as empresas ainda buscavam uma recuperação completa dos reflexos da crise econômica do final de 2008, o que dificultou o acesso ao crédito pelos empresários.

Os decretos de falência também registraram queda.

Foram 314 decretos de janeiro a junho de 2011, contra 397 no mesmo período de 2010. Dentre os 314 decretos, 282 foram de micro e pequenas empresas, 20 de médias e 12 de grandes estabelecimentos.

Os economistas do Serasa Experian ainda destacam que o número de pedido de falências deve crescer nos próximos meses.

Motivo. As explicações para o crescimento seriam as medidas do governo de restrição ao crédito para o controle dos índices de inadimplência e da inflação no país.
SAIBA MAIS SOBRE FRANQUIAS
tendência
Redes e franquias têm apostado no mercado do interior de São Paulo mesmo com chance de crescimento nas capitais

motivo
Estabilização da economia no país e aumento do salário mínimo seriam as razões para o aumento do poder aquisitivo no interior, atraindo investimentos de empresas

lucros
Redes e franquias do setor de alimentação aumentaram suas vendas em até 359% no período entre 2001 e 2010

mercado
Estimativa é que franquias ocupem entre 50% e 60% do total dos estabelecimentos dos shoppings

saturação
Outro fator que motivou expansão das redes para o interior seria o mercado dos grandes centros que estaria caminhando para um estado de saturação

comodidade
Empresários acreditam que as franquias entenderam que consumidores viajam cada vez menos às capitais para consumir produtos de qualidade

coqueluche
Shoppings são os centros prediletos para a instalação das franquias e redes pela grande concentração de pessoas

crescimento
Especialista prevê que mercado dos shoppings deva crescer nos próximos anos, atraindo um maior número de franquias

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