segunda-feira, 4 de julho de 2011

Zona sul de S. José é a terceira ‘cidade’ em população no Vale

Julho 2, 2011 - 04:00

Zona sul de S. José é a terceira ‘cidade’ em população no Vale

IBGE APONTA PARA O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA Victor Moriyama
Dados divulgados pelo IBGE indicam que a região sul abriga 227.923 moradores, ficando à frente de Jacareí que tem 211.214 habitantes; levantamento por microrregião foi feito com base no censo de 2010
Carolina Teodora
e Ana Lúcia Ferreira
São José dos Campos

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a zona sul de São José dos Campos abriga uma ‘Jacareí’.

Um total de 227.913 pessoas mora na região mais populosa da cidade --ou seja, mais de um terço da população. Enquanto Jacareí conta com 211.214 habitantes.

O levantamento foi divulgado ontem e tem como base o Censo 2010. Trata-se do primeiro mapa da ocupação urbana por microrregiões das cidades da região.

Detalhes. Segundo o estudo, as regiões do Jardim Morumbi e Colonial são as mais populosas e é no centro, em bairros como Jardim Maringá e São Dimas que os idosos estão concentrados.

Nessa região, 13 a cada 100 moradores têm mais de 65 anos de idade. Em seguida, nesse quesito está a zona oeste --12,9% dos moradores são idosos (veja quadro).
Wagner Silveira, coordenador de divulgação do Censo em São Paulo, afirmou que retrato similar foi identificado na maioria das cidades. “Isso porque é no centro que se encontra a maior quantidade de serviços como farmácia e comércio. Essa facilidade de mobilidade atrai os idosos”, afirmou.

Avaliação.Pedro Ribeiro Moreira Neto, professor de Planejamento Urbano da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), afirmou que o mapa é uma ferramenta para a política pública. Segundo ele o estudo faz um alerta: é preciso utilizar melhor o centro de São José que está saturado durante o dia e é subutilizado a noite.

“É um dado importante que mostra de forma quantitativa o que já se suspeitava”, disse. “A tendência da ocupação agora vai depender da política adotada pela prefeitura”, afirmou.

Vida. Quem mora na ‘cidade sulista’ que existe dentro de São José sente todos os dias o impacto de morar em uma região populosa. Exemplo disso é a dona-de-casa Lázara Antunes Vieira, 50 anos, que mora há seis meses no Parque Industrial, na zona sul.

"Esta região cresceu muito mesmo, não tinha banco, prédios, nada disso. O ruim é que tudo agora tem fila, mas eu gosto de morar aqui."

Em Taubaté, a região mais populosa é do Barranco e Piracangaguá .

Arte matéria IBGE

Concentração está em áreas mais carentes
Taubaté
O mapa da ocupação urbana de Taubaté mostra que as regiões mais carentes e novas são as mais populosas.

Segundo o levantamento do IBGE, é na área do Barranco e Piracangaguá que estão o maior número de pessoas. Em seguida está o Areão. Juntas, essas três regiões somam 96.291 pessoas.

Na contramão das áreas populosas, está as regiões do Pinhão, com 481 moradores, e Cataguá (978). Taubaté conta com 278.686 moradores, segundo os dados do Censo.

“O bairro cresceu muito. A gente tinha muitos terrenos vazios e hoje a gente conta nos dedos os terrenos vazios. Um amigo meu trouxe umas 20 pessoas do nordeste para cá”, disse Alberto Cândido, 62 anos, presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Parque Senhor do Bonfim.

Idoso. Quando se trata da ocupação de população idosa, com mais de 65 anos de idade, a concentração é maior no centro (19,6% dos moradores) e Alto de São João (17,1%).

“A população foi envelhecendo. A perspectiva de vida era bem menor há 20 anos atrás e as pessoas continuaram morando no bairro, não deixaram o endereço. Agora o bairro está envelhecendo”, afirmou o aposentado Euclides Luiz Moreira, 62 anos.


Taubaté
Áreas mais populosas
1.  Barranco
População: 36.993

2.  Piracangaguá
População: 31.041

3.  Areão
População: 28.257

4.  Itaim
População: 27.107

5.  Água Quente
População: 20.045

Idosos
1. Centro
Idosos: 19,6% dos habitantes

2. Alto de São João
Idosos: 17,1%

População total :
278.686 habitantes

*Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário