segunda-feira, 4 de julho de 2011

Criatividade é a palavra de ordem em iluminação

BRASIL &
Junho 26, 2011 - 11:27

Criatividade é a palavra de ordem em iluminação

 Projetos de iluminação permitem mesclar estilos num mesmo ambiente, como no quarto do casal; destaque para o aconchego divulgação
Fontes de luz ditas ecologicamente corretas, como o LED e a fibra ótica, serão as lâmpadas do futuro
ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Abajures, arandelas, luminárias pendentes ou embutidas: acredite, hoje 'tudo pode' no mundo da iluminação. É permitido, inclusive, mesclar diferente estilos num mesmo ambiente.

De acordo com o arquiteto Gustavo Martins, de São José dos Campos, o mercado oferece atualmente uma infinidade de opções de materiais --cristal, acrílico, madeira e muito mais.

Luminárias pendentes e embutidas, segundo ele, estão em alta. "Mas nada impede que você use aquele antigo abajur de família em algum lugar da casa", disse.

Essa mistura também vale para o quarto do casal, quando os abajures e luminárias já não precisam mais ser idênticos. "Você pode ter um abajur ou luminária num estilo para o marido e de outro para a esposa", afirmou.

O que vale é a criatividade e o bom senso. "É preciso sempre evitar o excesso, não dá para ter sete luminárias por exemplo num mesmo espaço."

De acordo com Martins, a iluminação é hoje um dos principais destaques num projeto. "A iluminação hoje ganhou a mesma importância que a mobília", disse.

Moda.
Algumas marcas chegam a investir no design das peças de iluminação.
Um exemplo, segundo o arquiteto, é a marca Bertolucci que lançou recentemente uma linha de luminárias criada pela estilista Gloria Coelho.

Gloria desenvolveu a coleção ao lado de profissionais como a designer de joias Camila Sarpi e os arquitetos Guto Requena e Maurício Arruda. O resultado foi uma linha sofisticada de arandela, pendente e abajur, nas cores branca e prata, destacando a simetria --que é uma característica em suas criações de moda.

Para Martins, que acaba de participar da Feira de Milão, na Itália, o mundo se prepara para uma nova etapa relacionada à iluminação. "Mais do que o estilo de iluminação, há uma preocupação maior voltada para a fonte de luz, com o ecologicamente correto", disse.

Tecnologia.
Segundo o arquiteto, o mundo da iluminação acompanha as novas tecnologias: os LEDs (diodos emissores de luz) e as fibras óticas.

O LED, disse ele, é mais econômico, tem baixo consumo, transmite pouco calor e possui grande durabilidade. "E tem um efeito maravilhoso."

Mas, como toda nova tecnologia, os LEDs e as fibras ainda são produtos considerados caros. Uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário