quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estado quer alternativa ao fracassado trem–bala

Julho 13, 2011 - 04:13

Estado quer alternativa ao fracassado trem–bala

Reunião do tav Claudio Capucho
Ideia é reativar antigo plano de linhas de trens regionais entre a capital e municípios de médio porte
Chico Pereira
São José dos Campos

O fracasso do processo licitatório do Trem-Bala, um dos principais projetos do governo federal na área de transportes, abre a possibilidade para o governo paulista implementar um projeto de trens regionais entre São Paulo e cidades localizadas a uma distância de até cem quilômetros, entre elas São José dos Campos.

A avaliação é do deputado federal Vaz de Lima (PSDB-SP), que tem tratado do tema com o governo Geraldo Alckmin (PSDB).

O parlamentar relatou a O VALE que conversou sobre a questão na semana passada com o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido.

“O governo estadual já tem um estudo pronto sobre a implantação de um sistema de trens regionais no eixo da macrometrópole de São Paulo que seria mais viável que o Trem de Alta Velocidade do governo federal”, disse o deputado tucano.

Gradual. Segundo ele, inicialmente poderia ser implantado um sistema de trens de passageiros entre Campinas e São Paulo, com o aproveitamento da malha ferroviária existente entre as duas cidades.

Os trens teriam capacidade para trafegar até cerca de 200 km/h.

“Futuramente essa rede poderia ser expandida para outras cidades, como para Santos e São José dos Campos”, afirmou Vaz de Lima.

O parlamentar destacou que para viabilizar um sistema regional de trens de passageiros é necessário investir na melhoria da malha ferroviária existente.
“Acreditamos que seria bem mais barato que o projeto do Trem-Bala”, frisou.

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitano informou que desenvolve estudos para trens regionais para Sorocaba e Santos.

Segundo a pasta, caso o projeto do TAV não caminhe, a prioridade serão os corredores regionais São Paulo-Campinas e São Paulo-São José dos Campos.
Apesar de o processo lici-tatório do Trem de Alta Velocidade não ter atraído nenhuma empresa, o governo federal decidiu manter o projeto e irá fatia-lo para tornar o leilão de concessão da nova ferrovia mais atrativo, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que coordena o projeto do Trem-Bala.
 ANTT tem intenção de fazer adequaçõesSão José dos Campos

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) informou ontem, um dia após o fracasso do processo licitatório do Trem-Bala, que passará a reavaliar a documentação referente ao edital do projeto, com o objetivo de adequá-lo a nova orientação.

A revisão atende a decisão do governo federal de fatiar o projeto em duas etapas.
A primeira será para definir a tecnologia e o operador da nova ferrovia.

Já a segunda etapa será para a contratação da construção da nova ferrovia.

A ANTT informou que irá discutir o assunto técnica e juridicamente e com os potenciais interessados.
TREM REGIONAL
Projeto
O govermo estadual desenvolve estudos de viabilidade para promover a implantação de um sistema regional de trem de passageiros

Abrangência
O sistema atenderia a macrometrópole de São Paulo

Cidades
Pelo estudo, o sistema de trens regionais ligaria São Paulo a cidades até 100 quilômetros

Região
O projeto inclui a possibilidade de uma ligação entre São Paulo e São José dos Campos

Coordenação
O plano é coordenado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos

Opcional
A pasta informa que esse sistema atenderia o Vale do Paraíba caso o projeto do Trem-Bala não seja viabilizado

Prioridade
No momento, a pasta analisa uma ligação entre São Paulo e Sorocaba

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