domingo, 3 de junho de 2012

Periferia atrai imóveis no Vale


Periferia atrai imóveis no Vale

Empreendimentos imobiliários no Parque Industrial
Thiago Leon
Com regiões centrais saturadas, áreas antes pouco valorizadas hoje são disputadas pela construção em S. José e Taubaté
São José dos Campos

A escassez de ‘vazios urbanos’ em regiões centrais de São José dos Campos e Taubaté motivou a indústria da construção civil a investir em áreas antes pouco valorizadas, nas periferias.
Um exemplo desse processo é a área nas imediações do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. Há 10 anos, a região da Vila São José convivia com o temor de rebelião, o que freava investimentos no local.
À época, um empreendimento com três torres foi feito na esquina entre a rua Vereador Rafael Braga e a avenida Santa Luiza do Marilac, com vista privilegiada do CDP.
A funcionária pública Sandra Regina dos Santos, 48 anos, foi uma das pessoas que decidiu vencer o medo e comprar um apartamento do empreendimento.
“Medo a gente sempre teve, mas a violência está em todo lugar. Felizmente, nunca tivemos problemas”, disse Sandra, que comprou o imóvel em 2004.
Ela lembra que para ir ao comércio precisava ir ao centro, pois não havia muita opção no bairro, o que mudou de três anos para cá.

Expansão. Segundo pesquisa da Acist (Associação das Empresas Construtoras, Imobiliária e Serviços Correlatos de Taubaté), a região da Vila São José fica atrás apenas da Independência e Centro no número de empreendimentos em lançamento. São quatro, no total de 11 torres. As vias de acesso foram revitalizadas também com a construção do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social).

Tabu. Em São José, o Jardim das Indústrias também ilustra este cenário. Hoje um polo consolidado com investimentos de alto padrão, teve que vencer certo preconceito no passado.
“Quando a avenida Cassiano Ricardo foi melhorada e o Aquarius cresceu, aquilo que era longe, perigoso, passou a ficar perto. Quem poderia imaginar os empreendimentos que estão ali há 10 anos?”, disse o diretor regional do SindusCon (Sindicato da Construção), José Luiz Botelho.
Ele salienta que a chegada dos empreendimentos da construção civil geralmente são seguidos do fortalecimento da infraestrutura do local, o que gera crescimento de regiões antes esquecidas.
“O empreendimento é que puxa a infraestrutura, o comércio começa a chegar. Há 30 anos, lançaram dois ou três prédios numa região onde havia uma dificuldade enorme para se vender. De repente, esse bairro se desenvolveu violentamente e virou o Aquarius”, afirmou Botelho.
Já o presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Cléber Córdoba, disse que as imediações da cadeia do Putim devem passar pelo mesmo processo do arredor do CDP. “É uma sequência natural com prédios para classe C e D.”
 Arte - Novos Centros
Pesquisa revela mercado em alta
São José dos Campos

Pesquisa divulgada recentemente pela Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba) revela aumento de 30% nos lançamentos em São José dos Campos
De 16.746 unidades lançadas entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano, 5.587 unidades ainda estavam disponíveis para comercialização.
Entre as disponíveis, 46% são apartamentos de dois dormitórios e estão, na maioria, situados entre as regiões sul e oeste. A região sul aparece com 27,40% das unidades totais em construção e a oeste, com 29% das unidades totais em construção.

Taubaté. Já na cidade, levantamento da Acist (Associação das Empresas Construtoras, Imobiliária e Serviços Correlatos de Taubaté) revelou 9.586 lançamentos, sendo 65% de apartamentos, com 35,6% ainda disponíveis.
De acordo com o levantamento, as casas representam 4% dos lançamentos, mesmo índice apontado no setor comercial. Loteamentos representam a segunda fatia deste mercado, com 27% dos lançamentos este ano.
O Vale, para este jornal, só são as cidades de Taubaté e São José. As outras cidades só são notícia quando se fala de assassinatos e e assaltos.
Comentado por Jairo, 03/06/2012 15:31
Em taubaté, as regiões proximas à Via Dutra, notadamente aquelas mais perto do Via Vale, tendem a crescer muito nos proximos anos!.....demorou mas o pessoal de Taubaté tá aprendendo a explorar essa avenida chamada "Via Dutra"
Comentado por lancelot, 03/06/2012 15:13
Quando tiver rebelião no presídio lá no Putim vai ser ótimo morar lá!. Os moradores vão poder receber "visitantes ilustres" em suas residências :)
Comentado por critico, 03/06/2012 15:01
Há algumas décadas atrás, a região leste de São José dos Campos (próximo ao Jardim Americano, Cajurú, Jdim Nova Flórida, Jdim Nova Michigan etc...) era considerada praticamente zona rural. Hoje quem vai lá, se surpreende com as dezenas de condomínios verticais e horizontais construídos, sem contar o comércio pujante, que vai desde alimentício, automobilístico, de materiais de construção, postos de combustíveis etc... Até um Hipermercado já se instalou lá e tem-se notícias de mais um outro grande concorrente à vista. O número de edifícios concentrados em um só bairro lá, supera o total de muitas pequenas cidades inteiras do Vale do Paraíba. Outra região emergente (e que me preocupa muito, pois resido a pouco tempo nela), é a sudeste (Putim, São Judas Tadeu, Capuava, São Leopoldo etc...), bairros que circundam o C.D.P (Centro de Detenção Proviosória) de São José dos Campos. Como a cidade já está estrangulada e não tem mais para onde crescer, lá tbém existem notícias de vários projetos de lançamentos de condomínios residenciais/empresariais, hipermercado etc...devido a sua localização bastante previlegiada, pois dá acesso ao Litoral Norte, São Paulo e Rio de Janeiro, via Rod. Carvalho Pinto/Airton Sena. Esta semana, o Jornal O Vale divulgou a venda da área da extinta Granja Itambi por $ 48 milhões de reais. Área esta, de excelente topografia, apropriada para shoppings, grandes hipermercados, condomínios etc.... Eu que a um ano fugi do asfalto e do estresse do centro da cidade, têmo perder em muito breve, o sossêgo e paz que vim buscar. É o progresso!!!!
Comentado por CASANOVA, 03/06/2012 08:47

Nenhum comentário:

Postar um comentário