terça-feira, 5 de junho de 2012

Novos terminais no Vale põem em xeque aeroporto de S. José


May 13, 2012 - 03:00

Novos terminais no Vale põem em xeque aeroporto de S. José

 Fachada do aeroporto de São José dos Campos; Infraero planeja investimentos no local visando movimento da Copa em 2014
Antonio Basílio/bom dia
Megaprojeto de R$ 314 milhões para novo aeródromo em Caçapava e propostas de melhorias nas pistas de Taubaté e Guará podem ‘tomar’ o lugar de São José na preferência por voos comerciais e executivos
Arthur Costa
São José dos Campos

A ‘novela’ de mais de 15 anos em torno da ampliação do aeroporto de São José dos Campos fez com que municípios menores da região ultrapassassem a ‘capital do avião’ em projetos para construção de aeródromos com o objetivo de desafogar o tráfego aéreo de grandes centros durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Entre os projetos, o mais avançado é do CEA (Centro Empresarial Aeroespacial), de Caçapava, que deve iniciar suas obras dentro de 10 dias. Também são estudadas melhorias nos aeródromos de Guaratinguetá e Taubaté, usados pelas Forças Armadas (leia texto à página 5).
O CEA será instalado em uma área de 2,6 milhões de metros quadrados, às margens da rodovia Carvalho Pinto, a quatro quilômetros da via Dutra.
Com investimento previsto de R$ 314 milhões, o projeto é encabeçado pelo Grupo Penido e tem previsão inicial de receber jatos executivos e aviões de pequeno porte.
“Esperamos ver aviões descendo na pista no final de 2013. É uma meta arrojada, mas pretendemos trabalhar 24 horas por dia depois do início das obras”, afirmou o diretor executivo do grupo, Rogério Penido.
A escolha de Caçapava, segundo Penido, foi motivada por critérios técnicos.
“Apresentamos mais de 15 áreas para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo seis em São José. A que mais agradou a Anac foi essa, por ser paralela às pistas de São José e Taubaté”, disse Penido.

Efeito. A estimativa é que 22 mil empregos diretos sejam gerados com o empreendimento, que tem mais de 300 lotes disponíveis à venda para instalação de empresas do setor aeronáutico e hangares particulares. Cerca de 40% dos lotes já têm proprietários interessados.
 Aeroporto de São José vive impasse sobre aumento da capacidade de passageiros e cargas; prefeitura quer assumir administração, mas aguarda autorização da Sac
Sem estrutura, terminal perde passageiros
São José dos campos

Após registrar 180% de aumento no número de passageiros transportados em 2011 ante o ano anterior, o Aeroporto de São José registrou queda de 4% no movimento de pessoas no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011.
O cancelamento de voos da companhia aérea Azul, alegando falta de estrutura para expandir seu número de voos, é apontado como o principal motivo da redução no quadro.
Entre as principais críticas das empresas aéreas estão a falta de infraestrutura do terminal, falta de vagas no estacionamento e de opções de lazer para os passageiros que aguardam seus voos.
Além da Azul, a Trip também opera em São José. São cinco voos diários.
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) detém a concessão do terminal até 2013 e seria responsável por obras de melhorias no local.
Em novembro do ano passado, o superintendente regional da Infraero em São Paulo, William Larry Furtado, admitiu que a atual estrutura do aeroporto não permite “situação de conforto aos passageiro” e prometeu a instalação de um MOP (Módulo Operacional de Passageiros), uma espécie de contêiner com estrutura adaptada para receber passageiros, até fevereiro.
No entanto, a Infraero, por meio de sua assessoria, informou anteontem que não há previsão para a implantação da unidade.

Pedido. Também em novembro de 2011, a Prefeitura de São José enviou à Secretaria de Aviação Civil pedido de municipalização do terminal durante audiência pública.
Após três meses de espera, o Executivo recebeu como resposta da SAC que o órgão precisaria de um ano para analisar a proposta.


ENTENDA O IMPASSEM EM SÃO JOSÉ
CriaçãoPista do aeroporto de São José dos Campos foi criada na década de 70, com o nascimento da Embraer. Antes, a via era de terra, feita pelos militares do então CTA (Centro Técnico Aeroespacial)
Início do controle
Infraero administra aeroporto de São José desde 1996. Desde então, estatal se mantém no controle do terminal por meio de seguidas concessões. A última termina em meados de 2013
Precariedade
Terminal de passageiros tem 864 metros quadrados. Superintendente da Infraero admitiu que estrutura não permite situação de conforto por parte dos passageiros. Estacionamento tem 49 vagas
Discussão
No final da década de 90, propostas para a ampliação do aeroporto de São José começaram a ganhar força. Entidades ligadas à indústria defendiam ampliação para maior geração de negócios
Uso compartilhado
Situação do aeroporto de São José é uma das únicas no país. Aeroporto é utilizado por militares, companhias aéreas e testes da Embraer. Especialistas afirmam que há espaço para todos

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