terça-feira, 5 de junho de 2012

Cidades querem voos da Copa


May 13, 2012 - 03:01

Cidades querem voos da Copa

Taubaté e Guará entram na briga por voos da Copa que ‘sobrarem’ de terminais como o de Guarulhos; investimento em novas pistas pode garantir às cidades a condição de sub-sedes do evento em 2014
São José dos Campos

Outros dois projetos na região surgem como alternativa para receber voos durante a Copa do Mundo no Brasil. São os aeródromos utilizados pelas Forças Armadas em Guaratinguetá e Taubaté.
Em Guará, representantes da SAC (Secretaria de Aviação Civil) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vistoriaram na última semana a pista do aeroporto Edu Chaves, hoje dividido entre a Escola de Especialistas da Aeronáutica e o aeroclube da cidade.
De acordo com o vice-prefeito de Guará, Miguel Sampaio (PSB), até o final do mês, um convênio entre prefeitura, governo do Estado e governo federal será firmado para dar início à elaboração de um projeto para que o local passe a receber voos comerciais.
Com verba estadual de R$ 150 mil para elaboração do projeto, a intenção é utilizar uma área de 170 mil metros quadrados para a construção de um terminal para passageiros e hangares para empresas de manutenção de aeronaves.
“O projeto ainda será concluído, mas já temos um estudo de que uma obra dessa ficará em torno de R$ 22 milhões. Será um aeroporto voltado para voos regionais e fretados para o turismo religioso”, afirmou Sampaio.
O comandante da Escola de Especialistas, brigadeiro Jeferson Domingos, se mostrou favorável à modernização do local, disse o vice-prefeito. “Ele se mostrou 100% favorável à ideia, foi uma grata surpresa.”
Questionado sobre a viabilidade do projeto, o Comando da Aeronáutica não se manifestou até as 20h de sexta-feira.
A SAC disse que todos os aeródromos do país estão sendo analisados e que o futuro de cada um deles será descrito no Plano Geral de Outorgas, com previsão para ser divulgado até o final deste semestre.

Adaptação. Já em Taubaté, a tentativa de candidatura da cidade como sub-sede da Copa pode reativar um projeto modernização da estrutura ao redor da pista do Cavex (Comando de Aviação do Exército).
Inicialmente, a intenção do município era viabilizar a construção de uma pista de 3.200 metros de comprimento ao lado da atual do Cavex para recebimento de voos de carga.
Apesar de estar em estágio avançado, o projeto, feito em 2008, foi abandonado por falta de apoio. “Caminhamos até onde nossas pernas alcançaram. Agora depende governo federal, estadual, de forças políticas”, disse o secretário de Planejamento de Taubaté, Antônio Carlos Pedrosa.
Agora, a Secretaria de Turismo, com apoio de órgãos como o Ciesp, tenta finalizar projeto para que a pista receba voos fretados durante a Copa. “Até o fim de maio devemos ter novidades”, disse o diretor do Ciesp, Fábio Duarte.

Especialista defende avaliação de demanda

são José dos campos

O especialista em transporte aéreo e ex-superintendente de infraestrutura da Anac Anderson Correia lembra que por questões de tráfego aéreo a SAC deve eleger suas prioridades na região.
Desta forma, seria difícil que todos os aeródromos operassem ao mesmo tempo.
“Uma região como o Vale do Paraíba não possui, hoje, escala suficiente para a operação de quatro aeroportos com voos regulares, ainda mais considerando que Guarulhos é muito próximo e também existe uma iniciativa para Mogi das Cruzes. É necessário que a Secretaria de Aviação Civil estabeleça alguma prioridade, caso contrário a região perde eficiência, tanto operacional, como financeira”, disse.
Correia conhece todos os projetos de ampliação de aeródromos na região, no entanto, acredita que o de São José é o mais viável.
“Nenhum (projeto) teria comprimento de pista suficiente para processamento de voos internacionais, como o Aeroporto de São José. Além disso, São José fica mais próximo de São Paulo, o que facilita muito para buscar passageiros e cargas de São Paulo e estabelecer alguma sinergia com Guarulhos. Para a Copa do Mundo, isto pode ser essencial”, disse o especialista.

SAIBA MAIS

tamanho das pistas
São José: 2.676 metros
Taubaté: 1.500 metros
(pista projetada): 3.200 m
CEA em Caçapava: 1.550 m
Guará: 1.551m

projetos
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