domingo, 30 de outubro de 2011

Aposta é na 'inteligência viária'

October 30, 2011 - 03:00

Aposta é na 'inteligência viária'

Trânsito no Anel Viário Tião Martins
Prefeituras investem em novas tecnologias, como o comando de tempo dos semáforos pela internet, mas não descartam obras viárias como uma das soluções para minimizar o impacto do crescimento da frota
Carolina TeodoraSão José dos Campos
Construir novas avenidas, alargar ruas e criar viadutos não são suficientes para garantir a mobilidade dos moradores diante do crescimento da frota acima da média do país.
As prefeituras da região apostam em sistemas de gerenciamento e informatização do trânsito para minimizar o impacto da chegada dos novos carros e motos nas ruas.
A Prefeitura de São José triplicou nos últimos três anos o número de vias contemplados com o sistema de ‘onda verde’ --que faz com que os diferentes semáforos permaneçam abertos por um mesmo período sem interrupções.
Hoje, são 96 ruas com semáforos sincronizados, como a avenida Princesa Isabel, na zona norte, e as avenidas Nélson D’Ávila e João Guilhermino, ambas no centro.

Semáforo. A Secretaria de Transportes também consegue alterar pelo computador o tempo de quase 300 semáforos do total de 364 cruzamentos com sinal na cidade.
A ferramenta é importante em caso de acidentes ou obras. Antigamente, era preciso que um técnico fosse até o local para mexer na caixa de sistema de cada sinal.
São José também implantou nos últimos dois anos painéis eletrônicos de mensagem que alertam os motoristas em caso de morosidade ou interdição de vias.

Trabalho. Paulo Guimarães, diretor de trânsito da prefeitura, afirmou que dentro do trabalho de melhorar a mobilidade da frota também são realizadas operações diárias de trânsito. Todos os dias, parte dos marronzinhos é deslocada para os pontos de maior movimento para mudar a prioridade do fluxo nos horários de pico, como o final da tarde.
“O foco do nosso trabalho agora é na conscientização do motorista para que eles passem a ter um uso mais racional dos carros”, afirmou.
A projeção da prefeitura é de que a frota continue a crescer, só que de forma mais lenta. A projeção é que o número de veículos sofra um crescimento de 32% até 2015 --ano em que 444.023 carros, motos e ônibus devem ocupar as ruas. “Também estamos trabalhando na construção de novas ciclovias”, disse Guimarães. Ele afirmou ainda que, apesar de não ser a solução definitiva, a prefeitura também investe na construção de novas avenidas e na melhoria das existentes.

Jacareí. A Prefeitura de Jacareí dobrou no último ano o número de marronzinhos que fiscalizam o trânsito que passaram de 40 em 2010 para 81 este ano. Dalton Ferracioli de Assis, secretário de Infraestrutura, afirmou ainda que a prefeitura investiu na troca da iluminação dos semáforos.
“Colocamos uma iluminação de Led que exige uma manutenção menor”, disse.
O Departamento de Trânsito de Taubaté não retornou para comentar o assunto.
SAIBA MAIS
O que Prefeituras da região investem na busca de novas tecnologia para melhorar o fluxo

ComoA Prefeitura de São José, por exemplo, altera pela internet o tempo dos semáforos

Previsão Tendência das administrações é de crescimento um pouco menos acelerado nos próximos anos

Campanha Apelo das prefeituras é que motorista use o carro com mais critério


Avenida Independência, em Taubaté

AvaliaçãoMotorista pede mais orientação nas ruasSão José dos CamposMotoristas de São José reclamam da dificuldade em trafegar nos horários de pico e próximo a escolas, hospitais e bancos. Segundo eles, os agentes de trânsito deveriam dar mais orientações nas ruas.
“As pessoas não respeitam o trânsito na entrada e saída das escolas, sempre foi assim e não muda. Se fosse diferente, seria melhor trafegar na cidade”, afirmou Antônio Carlos Soares, 25 anos.
O gerente de vendas de uma concessionária de veículos em São José, Mario Celso de Moraes, afirmou que os consumidores veem o carro como uma necessidade. “A maioria dos meus clientes compra o carro por meio de financiamento em até 60 meses porque não querem ficar sem carro”, disse.
As facilidades na hora da compra também são atrativos que impulsionam a compra. A Federação das Concessionárias divulgou no início do mês que a vendas este ano estão acima do registrado em 2010.
Para a dona de casa Janice de Souza, 38 anos, o problema está na mentalidade dos brasileiros. “No Brasil, ter carro é um status social. Uma maneira de demonstrar sucesso financeiro”, afirmou.

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