domingo, 9 de outubro de 2011

Saturado, Anel Viário bate recorde de tráfego em S. José

October 9, 2011 - 03:00

Saturado, Anel Viário bate recorde de tráfego em S. José

Trânsito no Anel Viário Tião Martins
Principal corredor expresso da cidade, complexo formado pelas avenidas Teotônio Vilela e Florestan Fernandes atinge fluxo diário de 105 mil carros; eixo tem congestionamentos diários de manhã e à tarde
Chico PereiraSão José dos Campos
O anel viário de São José dos Campos, principal corredor de trânsito da cidade, bateu recorde de fluxo de tráfego, com a marca de 105 mil veículos diários no mês de setembro.
Pelo menos 30% da frota de São José circula no o anel viário, embora a pasta de Transportes ressalte que o motorista pode fazer mais de uma viagem por dia.
Em contagens anteriores feitas pela pasta, o tráfego diário no corredor variava de 87 mil (2007) a 95 mil carros (2009).
No primeiro semestre deste ano, a frota do município somou 341 mil veículos.
O registro acendeu a luz vermelha na Secretaria de Transportes, que reforçou o monitoramento do complexo, que apresenta diariamente retenção de tráfego no final da tarde, principalmente na pista sentido zona sul, no viaduto Kanebo, na região do Parque Industrial.
O corredor expresso é formado pelas avenidas Teotônio Vilela (Fundo do Vale) e Florestan Fernandes e ligações com as avenidas Jorge Zarur (marginal do Vidoca) e Sebastião Gualberto, com 5,9 km.

Capacidade. Pela avaliação dos técnicos da secretaria, o volume de tráfego registrado em setembro representa 70% da capacidade prevista para o anel viário.
O secretário municipal de Transportes, Anderson Farias Ferreira, disse que o complexo, nos últimos dez anos, foi ampliado.
“O corredor foi alargado e recebeu baias para socorro em caso de acidentes e quebra de veículos, o que ajuda a aliviar o tráfego”, disse.
Mesmo assim, ele reconhece que há problemas pontuais no complexo. “Ocorre congestionamento no final da tarde, principalmente na alça do viaduto Kanebo, mas a situação será resolvida com a ampliação do viaduto”, afirmou ele.
Especialista em transportes, Ronaldo Garcia pondera que é preciso mudanças.
Estudo vai definir ações para melhoria
São José dos CamposA Secretaria de Transportes realiza uma pesquisa no anel viário para saber de que forma o complexo é utilizado pelos motoristas.
O estudo, denominado de ‘contagem de carregamento’, tem o objetivo de verificar o número de pessoas por veículo que transitam no complexo.
“Estamos verificando quantas pessoas são transportadas por veículo, o que vai dar a dimensão do fluxo”, disse o secretário de Transportes, Anderson Farias Ferreira.
Com base nos dados, a pasta poderá adotar ações com o objetivo de otimizar o complexo, como estimular a população a adotar a “carona solidária”, de forma a reduzir o número de veículos em circulação no sistema viário.
“Estamos verificando o comportamento do motorista. Será uma ferramenta importante para ações futuras”, disse o secretário.

Alternativas. Para ambientalistas, ampliar o sistema viário não seria a solução ideal.
“A prefeitura precisa planejar e investir em outros sistemas de transporte de qualidade para a população”, afirmou Sueledy Prado, diretora da ONG Vale Verde.
Na avaliação da ambientalista, ampliar as ciclovias, com estacionamentos para bicicletas e melhorar o transporte de massa são alternativas que ajudariam a aliviar o tráfego no sistema viário da cidade.
“Também é preciso campanhas educativas para incentivar a população a usar menos o carro e mais o transporte de massa. Para isso, é preciso que seja um transporte com qualidade”, afirmou Sueledy.
Para o engenheiro Ronaldo Garcia, especialista em transportes, um dos fatores que estimula a população a utilizar o carro como meio de transporte é o fato de o padrão econômico população ser elevado. “Todo mundo só quer carro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário