domingo, 9 de outubro de 2011

Avenidas mais movimentadas (e perigosas) de São José

October 9, 2011 - 03:33

Avenidas mais movimentadas (e perigosas)

Vista do Anel Viário à noite Claudio Capucho
Depois do anel viário, a avenida Jorge Zarur (marginal do Vidoca) é a segunda com maior tráfego diário, com 75 mil veículos, seguida pela avenida Mário Covas, 65 mil, e avenida São João, 35 mil veículos por dia
Chico PereiraSão José dos Campos
Três importantes avenidas que estão interligadas direta ou indiretamente ao anel viário estão entre os corredores mais movimentados de São José dos Campos.
Dados da Secretaria Municipal de Transportes revelam que, após anel viário, a avenida Jorge Zarur ( marginal do Vidoca) é a que registra maior fluxo diário de trânsito.
Pelo corredor circulam diariamente cerca de 75 mil veículos. A avenida é a principal interligação da região sul à região oeste de São José está conectada ao anel viário.
A avenida Mário Covas, interligação da rodovia Presidente Dutra com as rodovias dos Tamoios e Carvalho Pinto ocupa o terceiro lugar no ranking dos corredores viários mais movimentados da cidade.
Embora não esteja ligada diretamente ao anel, colabora para levar tráfego para o sistema, segundo a secretaria.
Pela avenida circulam diariamente em torno de 65 mil veículos, segundo dados da pasta de Transportes.
A terceira avenida mais movimentada é a São João, que une o centro à região oeste. Por ela passam diariamente em torno de 35 mil veículos.
A São João também colabora para levar tráfego para o anel viário porque tem ligações com a Jorge Zarur.

Opinião. Motoristas ouvidos pelo O VALE apontam a importância do anel viário para a cidade, mas também não deixaram de se queixar os congestionamentos diários registrados no corredor expresso.
“Utilizo o anel viário todo o dia e circulo várias vezes, por causa do meu trabalho”, contou Rogério Alessandro Monteiro, 38 anos, vendedor.
Diariamente, ele atravessa a cidade entre o Alto da Ponte, na região norte, e a região oeste, utilizando o viário, para levar veículos à Ciretran, no Jardim das Indústrias.
“Não sei o que seria da cidade sem o anel viário, embora, no final da tarde, ocorra congestionamentos no sistema”, afirmou o vendedor.
O frentista Eduardo Faria de Barros mora em Jambeiro e trabalha em São José, em um posto de combustível no anel viário. “Uso todo dia, mas no final de tarde é bastante complicado. Já levei uma hora para atravessar o anel viário até a avenida Bacabal, no Parque Industrial”, relatou.
“Até na avenida Jorge Zarur, onde moro, enfrento trânsito lento no final da tarde”, disse a recepcionista Michele Santos da Cunha.
Motoristas afirmam que a prefeitura deveria ainda “apertar” a fiscalização no complexo, porque haveria abuso de velocidade, principalmente no período noturno.
A velocidade máxima permitida no corredor é de 80 km/h.
A Secretaria de Transportes informou que há fiscalização eletrônica e que a Via Banhado, quando pronta, deverá absorver parte do tráfego do sistema, o aliviará o complexo.
OUTROS CORREDORES
Avenida Madre TerezaO corredor viário, continuação da avenida São José, registra diariamente tráfego de cerca de 35 mil carros. Mesmo volume da São João

João GuilherminoPela avenida, uma das principais do centro, circulam diariamente 30 mil veículos

JKPrincipal ligação da região da Vila Industrial ao centro, a avenida JK recebe diariamente cerca de 30 carros

Rui BarbosaTradicional corredor da região norte, a avenida tem tráfego diário de 27 mil carros, mesmo volume registrado na avenida Nelson D’Ávila, no centro

Obras ViáriasOrçamento de 2012 reserva R$ 29 milhõesSão José dos CamposA Secretaria Municipal de Transportes reservou verba de R$ 29,9 milhões no orçamento de 2012 para obras viárias na cidade.
Do montante, R$ 23,1 milhões são para projeto previstos no Programa de Estruturação Urbana em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
A pasta planeja concluir no próximo ano os projetos executivos dos corredores viários Via Banhado e Via Cambuí.
São os projetos mais caros do pacote contratado com o BID pela prefeitura, do empréstimo obtido pelo município no valor de US$ 85,9 milhões.
A Via Banhado, com 3.680 metros de extensão está orçada em US$ 28 milhões e a Cambuí, com 8.400 metros, em US$ 58,609 milhões.
A prefeitura planeja iniciar primeiro a Via Banhado, que irá interligar a Via Norte à avenida Eduardo Cury e Via oeste.
Pela projeção da pasta, a obra deve levar 18 meses para ser feita, após a escolha da empresa para os serviços.
A expectativa do governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB) é inicia-la no segundo semestre de 2012. A Cambuí levará três anos de obra.

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