domingo, 30 de outubro de 2011

Sem freio: frota cresce mais de 50% em cinco anos no Vale

October 30, 2011 - 03:00

Sem freio: frota cresce mais de 50% em cinco anos no Vale

Frota de veículos de São José, avenida São João Claudio Capucho
São pelo menos 93 novos veículos todos os dias nas ruas de São José e Taubaté, revela estudo feito pelo Denatran; resultado do crescimento desenfreado é a ocorrência cada vez maior de congestionamentos
Carolina TeodoraSão José dos Campos
Levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) revela que a frota de veículos de São José e Taubaté aumentou mais de 50% nos últimos cinco anos.
Juntas, as duas cidades recebem por dia 93 novos veículos, entre carros, motos e caminhões, que refletem diretamente na morosidade do fluxo e aumento dos congestionamentos.
Os números divulgados na última semana, referentes ao período entre outubro de 2006 e de 2011, mostram que São José e Taubaté atingiram taxa de motorização inferior a de dois habitantes por carro --considerado próximo da saturação.
São José tem hoje 1,87 habitante por carro. Em Taubaté, a taxa é ainda menor --1,70 morador por carro.
Especialistas afirmam que o aumento da frota está ligado à capacidade econômica do morador, mas que a deficiência do transporte público influencia em um uso mais constante do veículo.

Avaliação. “O problema é que os investimentos na malha viária ou em sistemas de gerenciamento de trânsito não acompanham esse crescimento”, afirmou Carlos Alberto Guimarães, professor da Faculdade de Engenharia Civil e Urbanismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“O aumento registrado nas cidades do Vale é alto e supera a taxa dos municípios do país, que é de 6% ao ano”, afirmou o especialista.
Segundo o estudo do Denatran, São José tem quase 235 mil carros de passeio. Se enfileirados, formariam uma fila de 91 quilômetros, distância superior ao trajeto entre São José e Guará (86 km).

Previsão. Ao todo, circulam pelas ruas e avenidas de São José 335.680 veículos, entre carros, caminhões, ônibus e motos, contra a frota de 163.874 de Taubaté.
Em Jacareí, o crescimento da frota nos últimos cinco anos foi de 48,5%. A cidade conta hoje com um total de 100.082 veículos.


AlertaMotos têm crescimento ainda maiorSão José dos CamposAs motos foram as grandes responsáveis pelo aumento da frota acima da média nas principais cidades da região.
Os dados do Denatran apontam que, o entre os diferentes veículos, a moto foi que a registrou o crescimento mais expressivo e subiu mais de 70% em Taubaté, São José e Jacareí, contra o crescimento médio de 50% dos carros.
O maior aumento de motos foi registrado em Taubaté, onde o número de motociclistas nas ruas cresceu 83%, passando de 22 mil em setembro de 2006 para mais de 42 mil no mesmo mês deste ano.
A cidade é a única das três que permite a atividade do mototaxista, que é proibida em São José. Em Jacareí, a atividade não existe.
Em São José, o número de motos subiu 79,8% --são mais de 51 mil em circulação. Em Jacareí, o aumento foi de 78,4% (18 mil motos nas ruas).
O presidente do Sindicato dos Motociclistas, Benedito Carlos dos Santos, afirmou que a principal causa é a precariedade do transporte público. Outra causa, segundo ele, é a oportunidade de renda que muitos moradores encontram na moto. Estima-se que 20% da frota de motos seja utilizada por motoboys.
“As cidades não estão preparadas para esse aumento no número de motos. O trânsito está cada vez mais arriscado”, afirmou Santos.
Dados da Prefeitura de São José mostram que no primeiro semestre deste ano foram registrados 576 acidentes com moto que deixaram pessoas feridas. Dessas, 11 morreram.

Facilidade. No comércio, o que mais se vê são facilidades e formas de pagamento parceladas que incentivam a compra de uma moto. Para se ter ideia, é possível comprar uma moto com R$ 300 de entrada e parcelar o restante do valor sem juros em até 20 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário