quarta-feira, 2 de abril de 2014

Médicos estrangeiros começam a atender em São José nesta quarta (2)

01/04/2014 17h39 - Atualizado em 01/04/2014 21h17

Médicos estrangeiros começam a atender em São José nesta quarta (2)

Três médicos estrangeiros e dois brasileiros atenderão quatro regiões.
Profissionais integram programa Mais Médicos, do governo federal.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
1 comentário
Mutirão de Saúde São José dos Campos (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Catorze municípios da região receberam médicos
por meio do programa.
(Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Três médicos estrangeiros e dois brasileiros começam a atender em São José dos Campos a partir desta quarta-feira (2) pelo programa Mais Médicos, do governo federal. A cidade foi a que solicitou mais profissionais pelo programa no Vale do Paraíba - 25 ao todo, segundo o Ministério da Saúde. Esse é o primeiro grupo que começa a atender na cidade por meio do programa.
Na região, 27 municípios solicitaram médicos ao governo e 14 foram atendidos com um efetivo de 25 médicos. (confira a relação abaixo)
Em São José, duas médicas cubanas atenderão o distrito de São Francisco Xavier e outra, o bairro Bonsucesso. Os dois médicos brasileiros do programa devem trabalhar nos bairros Alto da Ponte e Buquirinha. Todos os profissionais atuarão pelo Estratégia e Saúde da Família, realizando consultas nas casas da população. Segundo a Secretaria de Saúde, a cidade solicitou um total de 25 médicos ao governo para ampliar a capacidade de atendimento na rede pública.

O Ministério da Saúde informou que toda a demanda solicitada pelos municípios deverá ser atendida até o final de abril, quando terá início o quarto ciclo do programa e novos médicos iniciarão atividades. No Vale, 19 cidades não aderiram ao programa.

Atendimento
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Roitberg, os médicos atenderão as famílias na tentativa de diminuir a procura por Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básica de Saúde (UBSs). "Temos que apostar no médico que vê o paciente de uma forma completa, que cuida da saúde da família para que se atenda menos em UPAs e UBS", afirmou.
 
Segundo Roitberg, os médicos serão acompanhados por uma equipe composta por enfermeiras e auxiliar de enfermagem e as famílias terão cadastro na Secretaria de Saúde, para que possam ser atendidas periodicamente. "Estamos trabalhando nas regiões com maiores dificuldades de se fixar médicos", disse.
De acordo com a secretaria, a rede pública de saúde possui atualmente 1.906 médicos, sendo 619 concursados. Eles foram responsáveis por 1,7 milhão de consultas no ano passado.

Mais Médicos
O Programa Mais Médicos foi lançado em julho do ano passado e prioriza o preenchimento de vagas às cidades mais carentes, que atendam critérios estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde, como população vivendo em vulnerabilidade social, além do Índice de Desenvolvimento Humano.

Os médicos do programa recebem salários de até R$ 10 mil, pagos pelo governo, além de ajuda de custo com moradia e alimentação disponibilizadas pelas prefeituras. De acordo com o ministério, médicos brasileiros foram priorizados no preenchimento das vagas na região.

Total de médicos atuando no Vale do Paraíba pelo Mais Médicos:
CidadeMédicos disponibilizados pelo governo
Atibaia1
Bragança Paulista3
Cunha1
Jacareí2
Joanópolos1
Lagoinha1
Potim3
São José dos Campos5
São Luiz do Paraitinga1
São Sebastião1
Silveiras1
Taubaté1
Ubatuba3
Vargem1
* Colaborou Daniel Corrá
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário