Propagandas históricas: reveja clássicos e vote no melhor
Maria Carolina Abe
Do UOL Economia, em São Paulo,
11/11/2011 - 06h00
Se a propaganda é mesmo a alma do negócio, alguns negócios se deram muito bem ao criar campanhas tão marcantes que viraram motivo de conversa entre amigos, ficaram gravadas na memória por anos a fio, e até lançaram bordões que habitam o imaginário popular. Por exemplo, "Bonita camisa, Fernandinho", "Não esqueça da minha Caloi" e "O primeiro sutiã a gente nunca esquece".
Mas, afinal, o que faz uma propaganda entrar para a história?
"De maneira mais clichê, é uma [exposição na] mídia suficiente de uma grande ideia carismática que envolva as pessoas", afirma João Livi, diretor-geral de Criação da agência de publicidade Talent. Só que isso ainda é pouco. "Em uma análise mais profunda, eu diria que as grandes campanhas são surpreendentes."
O segredo é ser "uma coisa fora do padrão" ou "um ponto fora da curva", na opinião do publicitário.
A geração da publicidade passa por um processo tão controlado, tenso e cheio de especialistas, segundo Livi, que ao final do caminho o resultado é exato, correto, mas, em geral, não surpreende ninguém.
“Para a propaganda entrar para a antologia e ser motivo de lembrança, ela tem que ter uma atitude um pouco mais livre desse processo de análise intelectual que acontece antes de ela ir ao ar”, diz.
E não basta os publicitários terem boas ideias e um toque de ousadia. Livi lembra que é preciso ter também um cliente que aceite correr riscos, e que relativize alguns dos argumentos e temores que, por acaso, venham a aparecer no meio do processo de criação.
"Boas propagandas existem umas duas por mês. Agora, propaganda que vai entrar para a história, só acontece uma ou duas por ano", diz.
Schiavon Fernanda
7 meses atrásFaltou a da Granero.Édy Sousa
7 meses atrásDas propagandas dos anos 70 para cá, reconheci todas e são realmente maravihosas -é é como entrar num túnel do tempo. Mas, a que mais me tocou foi a da caloi - sonhei muitas vezes com ela. Ela nunca veio, mas deixou-me um grande legado. É preciso sonhar, trabalhar e realizar - disso não tenho o que queixar. Meus sonhos estão se realizando aos poucos. Esposa, filhos, família, casa, carro, viagens, negócio próprio - mas principalmente nunca se entregar a pobreza. Como éramos pobres! A escola está me transformando e com ela sonhos são realizados.Karina Peluso Ferrari
7 meses atrásO Da Camisa até que é engraçadaFábio Santana
7 meses atrásSão todas lendárias mesmo! Mas pra mim, faltou tres classicas! Cade a pipoca na panela que começa a arrebentar??? A pipoca com sal, pra comer com guaraná! E a da Brastemp também era classica! As outras podem até ser boa, mas não são assim uma Brastemp! E o jingle que até crianças de 5 anos de hoje em dia conhece... 560Km, 560km. Pare um poquinho, descanse um poquinho...ectole
7 meses atrásteria que ter um top 100, são muitas as propagandas antológicas da publicidade brasileira. De imediato eu me lembro que adorava a da Ferreira Guimarães (marca de jeans)SEIXAS
7 meses atrásEm matéria de comerciais o Brasil dá show no Festival de Publicidade de Cannes. O primeiro leão de ouro veio em 1974, com o " Homem com mais de quarenta anos", criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, pela agência DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil tem ganhado cada vez mais prêmios e se tornado destaque, como é o caso de agências como DM9DDB e F/Nazca Saatchi & Saatchi, eleitas melhores agências do mundo no festival. Parabéns Maria Carolina Abe pela matériaRenata Bueno Alves
7 meses atrásCade a propaganda do "COMPRE BATOM" ???Eron Dourado
7 meses atrásFaltou a propaganda do Gelol,, não basta ser pai tem que participar,, aquela era a melhor!!!!Ricardo Câmara
7 meses atrásComo esse comercial do DDDrn pode ser dos anos 70, se ele tem o endereço do site da empresa e os telefones têm 8 dígitos?piculli
7 meses atrásgostava do cafe seleto .
Nenhum comentário:
Postar um comentário