domingo, 27 de maio de 2012


Propagandas históricas: reveja clássicos e vote no melhor

Maria Carolina Abe
Do UOL Economia, em São Paulo,

11/11/2011 - 06h00

Se a propaganda é mesmo a alma do negócio, alguns negócios se deram muito bem ao criar campanhas tão marcantes que viraram motivo de conversa entre amigos, ficaram gravadas na memória por anos a fio, e até lançaram bordões que habitam o imaginário popular. Por exemplo, "Bonita camisa, Fernandinho", "Não esqueça da minha Caloi" e "O primeiro sutiã a gente nunca esquece".
Mas, afinal, o que faz uma propaganda entrar para a história?
"De maneira mais clichê, é uma [exposição na] mídia suficiente de uma grande ideia carismática que envolva as pessoas", afirma João Livi, diretor-geral de Criação da agência de publicidade Talent. Só que isso ainda é pouco. "Em uma análise mais profunda, eu diria que as grandes campanhas são surpreendentes."
O segredo é ser "uma coisa fora do padrão" ou "um ponto fora da curva", na opinião do publicitário.
A geração da publicidade passa por um processo tão controlado, tenso e cheio de especialistas, segundo Livi, que ao final do caminho o resultado é exato, correto, mas, em geral, não surpreende ninguém.
“Para a propaganda entrar para a antologia e ser motivo de lembrança, ela tem que ter uma atitude um pouco mais livre desse processo de análise intelectual que acontece antes de ela ir ao ar”, diz.
E não basta os publicitários terem boas ideias e um toque de ousadia. Livi lembra que é preciso ter também um cliente que aceite correr riscos, e que relativize alguns dos argumentos e temores que, por acaso, venham a aparecer no meio do processo de criação.
"Boas propagandas existem umas duas por mês. Agora, propaganda que vai entrar para a história, só acontece uma ou duas por ano", diz.
Avatar do usuário
  1. Avatar de Édy Sousa

    Édy Sousa

    7 meses atrás
    Das propagandas dos anos 70 para cá, reconheci todas e são realmente maravihosas -é é como entrar num túnel do tempo. Mas, a que mais me tocou foi a da caloi - sonhei muitas vezes com ela. Ela nunca veio, mas deixou-me um grande legado. É preciso sonhar, trabalhar e realizar - disso não tenho o que queixar. Meus sonhos estão se realizando aos poucos. Esposa, filhos, família, casa, carro, viagens, negócio próprio - mas principalmente nunca se entregar a pobreza. Como éramos pobres! A escola está me transformando e com ela sonhos são realizados.
  2. Avatar de ectole

    ectole

    7 meses atrás
    teria que ter um top 100, são muitas as propagandas antológicas da publicidade brasileira. De imediato eu me lembro que adorava a da Ferreira Guimarães (marca de jeans)
  3. Avatar de SEIXAS

    SEIXAS

    7 meses atrás
    Em matéria de comerciais o Brasil dá show no Festival de Publicidade de Cannes. O primeiro leão de ouro veio em 1974, com o " Homem com mais de quarenta anos", criado por Washington Olivetto e Francesc Petit, pela agência DPZ, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil tem ganhado cada vez mais prêmios e se tornado destaque, como é o caso de agências como DM9DDB e F/Nazca Saatchi & Saatchi, eleitas melhores agências do mundo no festival. Parabéns Maria Carolina Abe pela matéria
  4. Avatar de Ricardo Câmara

    Ricardo Câmara

    7 meses atrás
    Como esse comercial do DDDrn pode ser dos anos 70, se ele tem o endereço do site da empresa e os telefones têm 8 dígitos?
  5. Avatar de piculli

    piculli

    7 meses atrás
    gostava do cafe seleto .


    Qual sua propaganda favorita? Vote - 16 vídeos

    Café Seleto
    Comercial do café Seleto exibido nos anos 1970 ficou famoso pelo jingle
    Compartilhe este vídeo:
    Ver resultado

Nenhum comentário:

Postar um comentário