sexta-feira, 25 de maio de 2012

Infraero anuncia plano para ampliar o aeroporto de S. José


May 25, 2012 - 03:01

Infraero anuncia plano para ampliar o aeroporto de S. José

Embarque e desembarque de passageiros nos voos da Azul no Aeroporto de São José dos Campos
Claudio Capucho
Grupo começa a avaliar na próxima semana projeto que prevê novo terminal, estacionamento e pista ao lado da Tamoios
Arthur Costa
São José dos Campos

Depois de acompanhar a tentativa da Prefeitura de São José de assumir o controle do aeroporto da cidade, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) anunciou ontem um pacote de investimentos para revitalizar o aeródromo.
Na próxima semana, uma comissão formada por integrantes da Infraero, da Aeronáutica (proprietária do terreno do aeroporto) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil) inicia um estudo para definir a estratégia para a ampliação do aeroporto.
Inicialmente, o atual terminal de passageiros será remodelado. Um MOP (Módulo Operacional de Passageiros) será instalado e um estacionamento para aeronaves, construído, com investimento de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões.
Daqui a três anos, a meta da Infraero é construir uma nova pista para pousos e decolagens, o que irá dinamizar o uso compartilhado do aeródromo entre aviação comercial, Aeronáutica e Embraer e ampliar sua estrutura às margens da Rodovia dos Tamoios.
“Reconhecemos que a Infraero não tem dado um aeroporto condizente com o que a cidade pede. Estudos indicam que, em 2040, teremos que ter um aeroporto do tamanho do de Guarulhos a 100 km de São Paulo. Acredito que ele seja aqui em São José”, disse o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
Questionado sobre o motivo pelo qual a estatal não havia anunciado investimento semelhante nos 16 anos em que administra o terminal, Vale destacou que trâmites legais no convênio com a Aeronáutica impediam a ampliação.
“Tínhamos um convênio (com a Aeronáutica) de prestação de serviços apenas. Havia certo impedimento jurídico. Essas dificuldades estão sendo resolvidas por meio de mudanças no convênio. Temos um grupo de trabalho que começa na próxima semana a tratar dessas mudanças”, disse o presidente da Infraero.

Investimento. O ministro-chefe da SAC, Wagner Bittencourt, foi outro a falar sobre a localização privilegiada de São José, o que facilitaria o recebimento de investimentos por parte do governo federal. “Pelos nossos estudos, (São José) é uma localização que faz todo sentido ter um aeroporto daqui a alguns anos de grande capacidade. Primeiro vamos melhorar o terminal para que a população seja melhor atendida, depois vamos avaliar a nova pista”, disse.
Bittencourt disse que a proposta de municipalização da prefeitura não está descartada. “O modelo está sendo discutido, mas o importante é fazer.” O anúncio do investimento da Infraero foi feito durante a abertura da Expo Aero Brasil ontem, em São José (leia texto abaixo).

Cury diz que não vai desistir de municipalização do terminal
são José dos campos

O anúncio do investimento da Infraero no Aeroporto de São José foi um ‘balde de água fria’ na estratégia da prefeitura de municipalizar o aeródromo.
Apesar de ter participado de uma reunião ontem com membros da SAC, Infraero e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para tratar do investimento da estatal, o prefeito Eduardo Cury (PSDB) não descartou seguir com a proposta de municipalização.
“Nossa proposta continua, mas, se eles (Infraero) estão dizendo que vão assumir, ótimo. Estamos torcendo para que eles assumam e façam os investimentos necessários. A proposta de municipalizar era caso eles não tivessem interesse. Nossa proposta está de pé. Se eles não fizerem, nós vamos fazer”, disse Cury.
O ministro-chefe não descartou a proposta de muni-cipalização (leia texto nesta página), no entanto, disse ser cedo para uma definição.

Ação. Membros de entidades ligadas à indústria criticaram a demora nos prazos dados pela Infraero (um ano para o MOP e estacionamento de aeronaves e três anos para nova pista).
“Queremos um cronograma, um plano de ações, datas para serem concluídas”, disse o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José, Felipe Cury.
Segundo a Infraero, o cronograma fica pronto em, no máximo, 90 dias.

SAIBA MAIS

A proposta
Infraero anunciou ontem investimento para ampliar Aeroporto de São José dividido em fases

curto prazo
Em um ano, Infraero quer modificar atual terminal, instalar um MOP e construir novo estacionamento para aviões, com investimento de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões

médio prazo
Daqui a três anos, meta da Infraero é construir nova pista para pousos e decolagens a fim de melhorar o uso compartilhado do aeródromo entre aviação civil, Aeronáutica e Embraer

Longo prazo
Infraero quer transformar o aeroporto de São José em uma estrutura semelhante a de Guarulhos até 2040

próxima fase
Grupo formado por integrantes da SAC, da Infraero e da Aeronáutica debatem na próxima semana mudanças no convênio para uso da área do DCTA que impediam investimentos da Infraero

esperança
Prefeitura afirma não ter desistido da ideia de municipalizar o aeroporto

Não acredito nesta promessa, estive no final de 2010 em um Seminário promovido pela FIESP em SP, onde representante do Governo Federal fez esta mesma promessa da liberação de verbas para o Aeroporto de São José dos Campos, SP , onde as obras seriam iniciadas em 2011, até agora nada. Chega 2012, ano eleitoral e com a proposta da Prefeitura em municipalizar o aeroporto chega esta proposta do Governo Federal, verdadeira politicagem do PT, que com certeza mais uma vez não irão cumprir e nós joseense que merecemos um aeroporto digno da Cidade, já que é conhecida como a Capital do Avião, temos esta porcaria !!!
Comentado por Eara, 25/05/2012 10:25
Parece piada, A cidade do Avião, não tem aeroporto. Pois o que existe por essas bandas é ridículo. Já pensaram quando a copa chegar?
Comentado por Alvaro, 25/05/2012 09:36
Em relção ao aérodromo de Caçapava. O setor privado, se está dentro da lei, faz o que deseja. O setor público faz o que pode ser feito. Outro Guarulhos ali, não precisam ir tão longe.
Comentado por Bronco, 25/05/2012 09:04
Esta promessa de ampliação deverá ficar, infelizmente, na utilização de MOP´s, que na realidade são containers de luxo. Lamentavelmente uma nova pista paralela a existente, com novo terminal, estacionamento e ligações de transporte não acontecerá tão breve...
Comentado por JULIO CEZAR TORRES, 25/05/2012 08:49
Política é, entre outras coisas, a arte de vender ilusões. As eleições municipais aproximam-se, havia o risco de Emanuel voltar e já definir tudo de maneira simples, e é claro que o PT precisava encontrar uma promessa para seduzir os eleitores a acreditarem que é um partido realizador. Isso é balela! Pode ficar só na promessa mesmo. Mas também pode ser que o aeroporto saia mesmo, afinal de contas a cidade não pode mais ficar sem ele, mas nada justificaria tanta demora, tanta inépcia por parte do Governo Federal e de nossos representantes (deputados eleitos de todos os partidos) que não se empenham em trazer verbas, programas e obras para o Vale do Paraíba. O aeroporto não será joseense; o aeroporto será valeparaibano. E claro que o colega está certo em dizer que alguns de nós não estarão mais aqui em 2040... Mas esse é o tempo e o custo do Brasil. Exemplificando, o aeroporto de Cumbica existe há décadas e até hoje o metrô não chegou lá -- e quem o frequenta talvez já viu uma área indicada como futuras instalações do metrô. Repetindo um exemplo que já escrevi aqui, na minha primeira viagem à Rússia, desembarquei num aeroporto chamado Domodedovo, muito distante do centro de Moscou. Naquela época, o aeroporto não estava nem concluído, mas ao alcançar a área externa, era possível ver que já havia uma estação de metrô operante. E dizem que a Rússia já está com aproximadamente 60% das instalações prontas para a Copa de 2018. Brasil. Esta é a nossa terra.
Comentado por Joao Felippe Junior, 25/05/2012 08:07
Esta medida que o pt faz com nossa cidade é politicagem, só vai ficar na promessa, estão aproveitando o calor da expoaero e ficam prometendo o que não se cumprirá, um total descaso, queria entender o motivo disto, todo planejamento infraestrutural de um municipio é para o crescimento do próprio, não podemos aceitar que da forma que o governo federal faz, está parecendo favor, somos um municipio com grande fluência no país, não precisamos da Infraero para cuidar de nosso aeroporto, privatizaram outros 03 e não desgrudam de São José, tenho certeza que se fosse do setor privado, teríamos melhoria que já estaria concluido a anos atrás, mas vejo que o pt escolhe as verbas, que são parte de nossos impostos e não esmola, e também não vejo o candidato do pt falar em pról da nossa cidade neste assunto, será que está esperando a época de eleição, porque o assunto pinheirinho já é certo que vai ser o carro chefe da campanha, será que o aeroporto também será?
Comentado por Andre Kiel, 25/05/2012 07:03
A Infraero, braço político do PT, não é confiável. Está boicotando o aeroporto de São José porque o prefeito da cidade não é do "grupo" dos companheiros. Esse é o jeito petista de governar: Brasil, um país de todos...do PT.
Comentado por Helder Caires, 25/05/2012 06:43
Em 2.040 (daqui a 28 anos), o Presidente da República é outro, o Ministro-Chefe é outro, o Presidente da Infraero é outro, o Prefeito é outro, talvez um de nós (leitores) já morremos etc, etc e etc... São tantas coisas que poderão acontecer até lá, que fica difícil acreditar numa promessa dessas. A questão dos aeroportos no Brasil é urgente, agora, já!!!! Não dá mais para esperar. Porquê nós brasileiros temos essa mania (cultura) de deixar tudo para a última hora???? Nunca tive a filosofia do ceticismo, mas sinceramente, não acredito numa futura modernização e ampliação do aeroporto de São José dos Campos por parte do governo. Acredito sim na iniciativa privada, pois esta visa lucro; e lucro é igual à ações imediatas. Então porquê não o privatizam e acabam de vez com essa melancólica novela?????
Comentado por CASANOVA, 25/05/2012 04:57

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