quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atraso na entrega é maior reclamação contra construtoras, diz Procon


17/05/2012 - 17h51 FSP

Atraso na entrega é maior reclamação contra construtoras, diz Procon; veja lista


DE SÃO PAULO
O Procon divulgou o ranking das construtoras que mais tiveram reclamações neste ano.
Até o dia 10 de maio, o órgão recebeu 3.017 queixas, pedidos de orientação e esclarecimento de dúvidas sobre compra de imóveis. Segundo o Procon, o ranking é feito com base em reclamações que precisaram de mediação para resolver o problema.
A empresa com mais reclamações foi a Gafisa/Tenda, seguida por PDG e MRV.
A principal queixa foi sobre atraso na entrega de imóveis. "As reclamações sobre atrasos na entrega estão aumentando e preocupam. Tentamos negociar solução do problema junto às construtoras, mas se isso não for possível as empresas são autuadas pelo abuso", diz o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
VEJA AS EMPRESAS MAIS RECLAMADAS
CONSTRUTORARECLAMAÇÕES
GAFISA/TENDA131
PDG57
MRV46
NOVA DELHI INCORPORADORA25
ATUA21
CAPRI INCORPORADORA12
CURY CONSTRUTORA12
LIVING11
BROOKFIELD9
TRISUL8
Fonte: Procon
PRINCIPAIS QUEIXAS
  • Não cumprimento do contrato/proposta
  • Dúvidas sobre cobranças (taxas etc.)
  • Cobrança de taxa indevida (elaboração de contrato, aferição de idoneidade etc.)
  • Qualidade da construção (vícios, defeitos, vazamentos, impermeabilização etc.)
  • Devolução de sinal, valores pagos (negocio não concretizado)
OUTRO LADO
A Brookfield informou que tem 25 mil clientes em São Paulo e investe no relacionamento com o cliente, com uma diretoria empenhada em resolver todas as demandas, estabelecendo políticas e critérios para controle de prazos de resolução das solicitações, inclusive mantendo acompanhamento e análise de solicitações efetuadas juntamente ao Procon. "Por isso tem sido possível manter o baixo número de reclamações recebidas pelo Procon", informou.
"Importante esclarecer que o Procon estipula o prazo de 10 dias para uma resposta, que é encaminhada ao consumidor e ao Procon. A resposta é avaliada pelo consumidor e a instituição e, caso não a considere satisfatória, a empresa é convocada para uma audiência. Se o cliente ainda assim não se satisfaz com os termos da audiência, o Procon classifica a reclamação como 'não atendida', e recomenda que o consumidor ingresse com uma medida judicial, sem prejuízo de serem tomadas as medidas administrativas pelo órgão", afirmou.
A Trisul disse que investe em pessoal, treinamento e equipamentos para aperfeiçoar o Serviço de Atendimento ao Cliente e atender as solicitações com a maior brevidade possível.
A reportagem entrou em contato com as outras companhias e espera o posicionamento delas.

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