sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prato leve na balança não é sinônimo de saúde


May 24, 2012 - 04:00

Prato leve na balança não é sinônimo de saúde

 Evite almoçar muito tarde em restaurantes por quilo, já que alimentos que ficam expostos por muito tempo são alvos de bactérias; cuidado ainda com os excessos
divulgação
Alimentação saudável em restaurantes por quilo exige alguns cuidados; evite almoçar após as 14h
ANA CLÁUDIA MATTOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Com a correria do dia a dia, os restaurantes por quilo acabaram se tornando a 'salvação' para muitos trabalhadores. Se esse é o seu caso, você é realmente capaz de afirmar que o seu prato vale quanto pesa?
Caso tenha respondido que sim porque costuma pagar pouco, talvez esteja na hora de refazer suas escolhas. Um prato leve somente na balança não é sinônimo de alimentação saudável.
A dica é da nutricionista Sheila Castro, coordenadora do Programa de Reeducação Alimentar da Unimed de São José dos Campos e especializada em gerontologia. "Essa confusão em relação a um 'prato leve' é muito comum, mas pode trazer dificuldades para quem frequenta restaurantes por quilo."
Segundo ela, em termos de nutrição, uma refeição leve não é aquela que pesa menos na balança, mas a que permite uma digestão fácil e ao mesmo tempo resolva o problema da fome. "Se na hora do almoço comermos apenas um prato de salada de folhas, estaremos ingerindo muito pouco em matéria de peso, mas com certeza a fome voltará muito brevemente", disse.
Mas, você sabe montar um prato equilibrado? De acordo com Sheila, as necessidades nutricionais variam conforme a pessoa. "Em geral, um prato que tenha metade ocupada por salada de legumes e verduras e a outra metade com arroz, feijão e carne, atende a demanda de nutrientes da maior parte das pessoas."
Para quem costuma almoçar com frequência no mesmo restaurante, a nutricionista sugere algumas substituições para não enjoar. A começar pelo feijão, disse ela, que pode ser substituído por outra leguminosa --como ervilha, lentilha, soja ou grão de bico.
Já o arroz, acrescentou, pode ser substituído pela batata, mandioca ou uma massa integral. Além disso, tente alternar três cores diferentes de legumes cozidos por dia e as saladas podem ser consumidas sem restrição. "Carne, peixe ou frango em preparações cozidas ou grelhadas são a melhor opção", afirmou.

Horário. 
Alimentos que ficam expostos são alvos de bactérias: do ar, da mão e até da saliva das pessoas. "E quanto mais o tempo passa, mais elas se multiplicam. O ideal é não comer em restaurantes por quilo após as 14h, mesmo que haja controle da temperatura dos alimentos", disse Sheila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário