quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Fiesp prevê início da operação de centro aeronáutico em 2016

February 26, 2014 - 09:00

Fiesp prevê início da operação de centro aeronáutico em 2016

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o prefeito Carlinhos Almeida (PT). Foto: Marcelo Caltabiano
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o prefeito Carlinhos Almeida (PT). Foto: Marcelo Caltabiano
Ex-presidente da Embraer, Ozires Silva afirma que complexo em São José é oportunidade de aprimorar conhecimento
Chico PereiraSão José dos Campos
O Centro de Tecnologias Aeronáuticas e o Instituto de Inovação em Defesa, que serão implantados no Parque Tecnológico de São José dos Campos pelo Senai (Serviço Nacional da Indústria), devem entrar em operação em 2016.
A previsão é do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, que ontem esteve em São José dos Campos para apresentar o projeto do complexo.
Skaf destacou que foram reservados R$ 102 milhões para a construção das novas unidades.
“É um projeto arrojado. Queremos que o Centro de Tecnologias Aeronáuticas seja o mais moderno do mundo”, afirmou Skaf.
Segundo ele, se houver necessidade de mais recursos financeiros para a implantação do complexo, a Fiesp tem condições de disponibilizar. “Temos que fazer o melhor”, frisou.

Escritura. Para a implantação do complexo tecnológico, o Senai -SP recebeu do município uma área de 50 mil metros quadrados no Parque Tecnológico.
A gleba fica ao lado das instalações da VSE (Vale Soluções Energia).
A expectativa é que nos próximos 50 dias seja assinada a escritura de doação, o que permitirá à entidade dar início ao processo de construção do complexo, que deve levar pelo menos um ano e meio, segundo a Fiesp.
O complexo terá mais de 20 mil metros quadrados de área construída e contemplará tecnologias emergentes, incluindo laboratórios para áreas como novos materiais, com ênfase em compósitos, biocombustíveis, novas tecnologias para união de materiais.
O espaço também abrigará 13 laboratórios voltados para a área de eletrônica embarcada em aeronaves (como sistemas de comunicação, navegação e detecção), uma câmara para acionamento e testes de motores a reação, laboratórios de metrologia, idiomas e modernos equipamentos de usinagem, entre outros.
Quando em funcionamento, terá capacidade de atender mais de 5 mil alunos anualmente, sendo 752 em cursos de longa duração.

Ambiente. O prefeito Carlinhos Almeida (PT) ressaltou que a cidade e o Parque Tecnológico têm o ambiente adequado para receber as novas unidades porque já abriga um importante polo aeroespacial. “Grandes empresas e instituições estão instaladas no parque que reúne um ambiente favorável para a iniciativa do Senai”, disse o prefeito.
Para o engenheiro Ozires Silva, ex-presidente da Embraer, o complexo é uma nova oportunidade para o aprimoramento do conhecimento e iniciativa importante na educação. “É preciso investir na educação, sobretudo dar oportunidades para os jovens”, declarou.
A intenção do Senai é que a escola tenha reconhecimento de autoridades aeronáuticas da Europa e Estados Unidos.

Saiba mais
CentroSenai vai implantar em São José dos Campos um Centro de Tecnologias Aeronáuticas e um Instituto de Inovação e Defesa

LocalO complexo será implantado no Parque Tecnológico

ÁreaA entidade recebeu da prefeitura uma área de 50 mil metros quadrados no parque

ConstruçãoA área construída das duas unidades somará 22 mil metros quadrados

InvestimentoO investimento previsto é de R$ 100 milhões. A previsão é que a obra termine em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário