terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estado confirma obra de trem para ligar a capital à RMVale


Estado confirma obra de trem para ligar a capital à RMVale
January 29, 2013 - 02:00
Projeto, que inicialmente previa linha só até São José, contará com extensão até Taubaté; obra deve começar em 2014
Xandu Alves
São José dos Campos

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), confirmou ontem o projeto para construir o Trem Regional ligando a capital a São José dos Campos, com extensão até Taubaté.
Em visita a Londres para reuniões de negócios com investidores, Afif Domingos disse que a linha entre São Paulo e o Vale do Paraíba será uma das cinco que ligarão a capital a regiões metropolitanas do Estado. Ao todo, a rede terá 416 quilômetros de extensão.
As outras linhas ligarão a capital com Sorocaba, ABC e Campinas, e mais uma entre o ABC e Santos. O governo informou que, diferentemente do atual sistema de trens metropolitanos, a nova rede terá menos estações e trens mais modernos e rápidos, com velocidade de até 160 km/h.
Em Londres, Afif Domingos continua hoje com a agenda de reuniões com 40 representantes de empresas, bancos, consultorias e fundos britânicos para atrair investidores para financiar um pacote de R$ 40 bilhões em projetos, incluindo o Trem

Regional.
Todas as obras serão construídas em regime de PPP (Parceria Público Privada). O Trem Regional está orçado em R$ 18,5 bilhões, com 30% de aporte público e 70%, do setor privado.
Além de vice-governador, Afif Domingos é presidente do Conselho Gestor do Programa das Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo.

Estradas.
Com o Trem Regional, a intenção do governo é retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a via Dutra, Anhanguera, Bandeirantes, Ayrton Senna, Anchieta e Imigrantes.
Atualmente em estudo, o edital do Trem Regional deve ser divulgado até novembro de 2013, com as obras começando em 2014.
Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.
A linha SP-São José dos Campos será construída na terceira e última fase do projeto. As demais rotas serão feitas primeiro.
“A região do Vale é uma questão de reforço geográfico. O que nós temos que ver muito seriamente é o aspecto de mobilidade na região com relação à capital”, afirmou Afif Domingos, em novembro do ano passado, durante evento em Campos do Jordão, quando revelou com exclusividade ao O VALE o projeto do Trem Regional.
Em nota, o vice-governador informou que o Trem Regional terá conexão com o Trem-Bala do governo federal, que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, com estações em São José dos Campos e Aparecida (leia texto nesta página).
“O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o Trem-Bala”, disse Afif Domingos, em nota.
Segundo ele, a intenção do Trem Regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do Trem-Bala é competir com o transporte aéreo.

Repercussão.
Elogiando o projeto, o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) pediu que ele saia do papel o mais rápido possível para “desafogar o trânsito que está comprometido na via Dutra”.
“É pena que projetos bons como esse demoram muito a sair do papel”, afirmou.
O empresário Raul Pontes, de São José, disse que o Trem Regional dará outra dinâmica para o transporte no Vale.

Linha será conectada ao TAV de São José

São José dos Campos

O projeto do Trem Regional do governo estadual terá conexão com o TAV (Trem de Alta Velocidade), o chamado Trem-Bala, do governo federal. Ambos os projetos passarão pelo Vale do Paraíba.
A primeira ferrovia de alta velocidade brasileira terá duas paradas obrigatórias na região: em São José dos Campos e Aparecida.
Apenas a primeira terá paradas diárias. A estação de Aparecida funcionará nos finais de semana e feriados para atender o fluxo de pessoas que visitam o Santuário Nacional de Nossa Senhora.
A EPL (Empresa de Planejamento e Logística), do governo federal, e a Prefeitura de São José iniciaram na semana passada as tratativas para definir a localização da estação do Trem-Bala na cidade.
O Trem Regional do governo estadual, cujo projeto foi confirmado ontem, ligará uma estação na região central de São Paulo à cidade de São José dos Campos, com extensão da linha até Taubaté. O edital deve ser lançado neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário