sábado, 1 de dezembro de 2012

Prefeitura e Ipplan apresentam projeto do VLT

Sobre trilhos


Prefeitura e Ipplan apresentam projeto do VLT
A Prefeitura de São José dos Campos e o Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (Ipplan) apresentaram, na última segunda-feira (26), o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para dotar a cidade de um sistema rápido, seguro e moderno de transporte coletivo.
O projeto foi desenvolvido pelos técnicos do Ipplan nos últimos dois anos e encaminhado em agosto passado ao Ministério das Cidades para aprovação e inclusão na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). O sistema integra vários modos de transporte de massa e terá capacidade para atender 490 mil passageiros por dia.
O VLT poderá contar com recursos do orçamento do município obtidos por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo federal. Se for incluído no PAC, o projeto poderá ser detalhado a partir do ano que vem e colocado em concorrência pública para que a primeira etapa seja implantada no prazo de quatro anos.
Concluído, o sistema terá 94 quilômetros de extensão, com oito linhas distribuídas de forma a atender toda a cidade e a demanda de passageiros prevista até 2030. O custo do projeto é estimado em R$ 1,1 bilhão. De acordo com o Ipplan, a ligação da zona sul com região central, percorrendo cerca de 25 quilômetros, deve ser a primeira linha a ser construída.
http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/planejamento_urbano/noticia.aspx?noticia_id=12722

Metrô prevê oito linhas ligando todas as regiões




Perspectiva do Ipplan mostra metrô na avenida Andrômeda. Foto: Divulgação/Iplan

Projeto do VLT segue para apresentação no Ministério das Cidades, em Brasília, dia 11 de dezembro 

Chico Pereira
São José dos Campos

Apresentado oficialmente ontem, o projeto de um TRM (Transporte Rápido de Massa) para São José dos Campos, elaborado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), prevê a criação de um metrô de superfície com 94 quilômetros de extensão, dividido em 8 linhas.
O modelo proposto pelo Ipplan é um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que correrá no eixo dos principais corredores viários urbanos, sobre uma pista de grama.
O VLT foi projetado para ser integrado ao atual modelo de transporte coletivo (ônibus), aos sistemas cicloviário, ao futuro transporte Regional Metropolitano do Vale e ao Trem-Bala.

Linhas. Pela modelagem divulgada, as linhas que formarão o novo sistema contemplam todas as regiões da cidade --

  • Eixo Andrômeda (região sul), 
  • Estrada Velha (Rio-São Paulo), 
  • Avenida dos Astronautas (região sudeste), 
  • Avenidas Juscelino Kubitschek e Pedro Friggi (região leste), 
  • Oeste (Urbanova), 
  • Santana (região norte) e 
  • Centro 1 e Centro 2, passando por avenidas como Teotônio Vilela, Sebastião Gualberto, São José, Madre Tereza e São João.


Estão previstas a implantação de duas estações de integração e seis terminai



Prioritário. O projeto foi concebido para ser implantado gradativamente e tem como horizonte o crescimento de São José até 2030.
O sistema VLT terá capacidade para transportar 495 mil passageiros/dia.
O primeiro trecho, considerado prioritário por atender a maior demanda de usuários é o eixo sul/centro/leste, com 25 quilômetros. 
A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, informou que o custo do primeiro trecho está estimado em aproximadamente R$ 1,1 bilhão.
O prefeito Eduardo Cury (PSDB) disse que caberá ao prefeito eleito, Carlinhos Almeida (PT), dar continuidade e viabilizar o projeto, que está em análise no governo federal.
Está marcado para o dia 11 de dezembro, no Ministério das Cidades, a apresentação da proposta pela prefeitura.
Célio Chaves, assessor de Carlinhos, e o vereador Wagner Balieiro (PT) acompanharam a apresentação.
“Acompanhamos a análise do projeto em Brasília”, disse Chaves. 

Especialistas são favoráveis ao projeto
São José dos Campos

Presentes no evento de apresentação do projeto do VLT, especialistas na área de transportes afirmaram que São José dos Campos precisa mesmo se preocupar em diversificar o transporte de massa.
“O projeto do Ipplan tem similaridade com o estudo que fizemos para a prefeitura sobre um TRM (Transporte Rápido de Massa)”, disse o professor Eugênio Vertamatti, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que coordenou os primeiros estudos do TRM para o município.
Segundo ele, faltou ao estudo do ITA dados mais completos sobre origem e destino da população, feitos pelo Ipplan.
“O nosso estudo apontava para um sistema VLP (Veículo Leve Sobre Pneus) que evoluiria para um VLT”, lembrou.
Para o urbanista Cândido Malta, que participou do trabalho do Ipplan, este é o momento da cidade pensar no futuro do transporte de massa.

Video do projeto:

fonte:http://www.ovale.com.br/nossa-regi-o...gi-es-1.349426

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