sábado, 27 de agosto de 2011

Basf reorganiza operações em Jacareí

0

Basf reorganiza operações em Jacareí

Por Virgínia Silveira | Para o Valor, de Jacareí
A Basf anunciou ontem investimento de € 10 milhões na reestruturação das operações industriais do complexo de Jacareí, no Vale do Paraíba, que foi incorporado ao grupo, depois da aquisição mundial da empresa alemã de especialidades químicas Cognis, em março de 2010. No local funcionam hoje seis unidades produtivas nas áreas de tintas, higiene pessoal, limpeza, agricultura, mineração, vitaminas e nutrição.
O vice-presidente sênior da Divisão de Produtos de Performance, Plásticos e Químicos da Basf na América do Sul, Michel Mertens, disse que o investimento inclui a nova fábrica de ingredientes alimentares, inaugurada ontem, e ampliação da capacidade de outras unidades do site, melhorias na área de segurança e adequação dos atuais sistemas produtivos.
"Também vamos centralizar em Jacareí as nossas atividades de desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação nas áreas de nutrição, personal care (cosméticos), aditivos e dispersão para tintas", afirmou. Segundo ele, a Cognis tinha uma boa estrutura de laboratórios de pesquisa e recursos humanos em Jacareí, aproveitados e ampliados para atender às necessidades de desenvolvimento de produtos inovadores voltados clientes na América Latina.
A nova unidade de ingredientes alimentares inaugurada ontem é a primeira fábrica da Basf nessa área na região e a segunda do grupo no mundo, depois da Alemanha. A empresa investiu € 5 milhões na nova fábrica, que ampliará a capacidade mundial de emulsificantes alimentares da Basf para 3.500 toneladas/ano.
A nova fábrica, segundo a gerente de Negócios de Nutrição Humana da Basf para América Latina, Sandra Biben, vai fortalecer a presença da empresa na América Latina. Será também importante para as operações de desenvolvimento, tecnologia e produção no Brasil. Segundo o vice-presidente Michel Mertens, parte da produção será exportada para o Chile, Peru e Argentina.
A unidade de ingredientes alimentares vai fabricar três linhas de produtos: o "spongolit", um emulsificador universal para bolos e tortas, o agente aerante "lamequick para uso em sobremesas, recheios para bolos e tortas e sorvetes e o "cegemett fresh", um expansor de vida útil de carnes, baseado em extratos naturais.
A América Latina, segundo a gerente Sandra, é hoje o segundo maior mercado no mundo para o segmento de ingredientes alimentares e vem crescendo ao redor de 5% a 6% ao ano. "Somente no Brasil o mercado de comidas industrializadas e de bebidas cresceu 70% nos últimos 10 anos. No segmento de panificação o crescimento chegou a 7,5 % e o de bolos atingiu 8% na América Latina em 2011", disse.
Mertens disse que o processo de fusão com a Cognis será concluído em outubro, quando também o nome da antiga empresa deixará de existir. "A aquisição da Cognis foi um passo importante para a Basf fortalecer sua posição mundial como provedor de aditivos para a indústria de "home care", saúde e nutrição, além da liderança no segmento de ingredientes para cuidados pessoais".
O executivo ressaltou que o negócio permitiu à Basf expandir o seu portfólio de produtos baseados em matérias-primas renováveis. Segundo Mertens, 50% dos produtos da Cognis eram fabricados com ingredientes renováveis. Com a fusão, a Basf também aumentou a sua presença em nutrição humana: passou da sexta para a terceira posição mundial.
O complexo industrial da Basf em Jacareí está instalado em uma área de 300 mil metros quadrados, às margens da Rodovia Presidente Dutra. A unidade possui hoje 200 colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário