segunda-feira, 23 de abril de 2012

Propaganda oficial enaltece obras que ficarão no papel


March 4, 2012 - 03:24

Propaganda oficial enaltece obras que ficarão no papel

Arte propaganda prefeitura de são josé
Entre os projetos explorados pela prefeitura está o da Ponte Estaiada, que já foi descartado pela própria administração
Carolina Teodora
São José dos Campos

Propagandas institucionais da Prefeitura de São José veiculadas no horário nobre da televisão mostram obras viárias que vão permanecer no papel nesta gestão ou que até mesmo já foram descartadas pelo governo.
Uma das peças publicitárias veiculadas neste mês, mostra que a prefeitura planeja construir uma Ponte Estaiada --modelo suspenso por cabos-- como parte do novo complexo viário do Colinas, na zona oeste.
O prefeito Eduardo Cury (PSDB) já afirmou publicamente que a ponte não será construída em seu mandato por dois motivos: o custo elevado (R$ 80 milhões) e porque estudos apontaram que ainda não há necessidade dessa obra no local.
O vídeo, com um minuto de duração, chega a mostrar a ilustração da ponte na rotatória do Colinas e o áudio afirma “ele vai facilitar a ligação entre as avenidas Jorge Zarur, Eduardo Cury e São João”. Também é informado que a futura ponte terá 400 metros de extensão.

Urbanova. Outro vídeo veiculado também neste mês divulga as obras de prolongamento da Via Oeste e a ‘criação’ de um novo acesso à Urbanova, na região oeste.
Entretanto, a obra da Via Oeste foi barrada pela Justiça por invadir área federal e colocar em risco os moradores do entorno e ainda não tem previsão de quando será retomada.
Já o futuro novo acesso ao Urbanova é uma obra sem previsão de ser executada. O acesso, estimado em R$ 30 milhões, será custeado parcialmente pelas construtoras que vão erguer prédios e condomínios na região.
A mesma produção publicitária, com um minuto, afirma que “os projetos da via Banhado, Via Urbanova e Via Oeste já estão em andamento”.
Esse pacote de obras, que será custeado com verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), só será executado pelo próximo prefeito --em razão da necessidade de abrir licitações e elaborar projetos-- e tem prazo de conclusão até 2015.

Projeto. O assessor de Comunicação de São José, Felício Ramuth, afirmou que os vídeos têm o objetivo de dar uma visão transparente à população dos atos da administração.
“Os vídeos mostram a importância de ter o futuro da cidade planejado. Não fala que todas as obras estão em execução. Isso fica claro”, afirmou.
Especialistas em administração pública afirmam que só pode ser considerada obra, o serviço que estiver com o custo previsto no orçamento anual de uma cidade.
Segundo eles, as propagandas da prefeitura veiculadas na televisão em horário nobre e que ficam expostas no site oficial, são enganosas.
“Elas \[propagandas\] induzem o morador a entender que são obras em execução e parece ter claros objetivos eleitorais. Essa prática é adotada, principalmente, em anos de eleição como este”, afirmou Odete Medauar, especialista em Direito Administrativo.
O professor titular de Direito Administrativo da PUC/SP, Adilson Dallari, também reprovou a prática.
“Infelizmente isso acontece, mas ofende o sistema jurídico. Obra real é a que está previsto no orçamento anual da administração. Qualquer coisa fora disso é desprovido de qualquer tipo de seriedade”, afirmou.

Custo. Ao todo, oito vídeos publicitários foram elaborados pelo governo do prefeito Eduardo Cury (PSDB) neste início de ano.
A maioria faz parte de uma série denominada “São José: Futuro em Construção”. Em 2011, foram veiculados 60 vídeos institucionais.
A agência de publicidade Regional Marketing, de São José, recebe R$ 6,1 milhões por ano dos cofres públicos para fazer as propagandas da prefeitura.
O contrato assinado em julho do ano passado segue até julho de 2013. A empresa presta serviços para o governo desde julho de 2009.
O contrato prevê a veiculação de propagandas na televisão, nas emissoras de rádio, em jornais e em revistas.
A empresa ainda é responsável pela manutenção do site da prefeitura, criações de anúncios, consultoria e confecções de adesivos, bonés e camisetas. A produção de cada vídeo custa de R$ 4.100 aos cofres públicos do município.

Vídeo sobre a "Via Banhado" 

Vídeo sobre as obras viárias 

Vídeos falam sobre o futuro da cidade, alega governo
São José dos Campos

A Prefeitura de São José informou que o dinheiro da maioria das obras anunciadas nos vídeos já está garantido. De acordo com a administração, o objetivo é demonstrar o futuro da cidade.
“O projeto executivo da Ponte Estaiada foi contratado. O próximo administrador da cidade vai poder executar esse projeto e buscar recursos para que isso aconteça”, afirmou o assessor de Comunicação, Felício Ramuth.
Segundo ele, os vídeos são importantes para dar transparência a população. “O vídeo mostra para a população que existe planejamento prevendo soluções para os gargalos da cidade. Dá uma visão de transparência dos atos da administração. Dessa forma, todos têm acesso ao futuro da cidade e não só alguns poucos envolvidos”, disse a O VALE. Segundo ele, os vídeos em veiculação na televisão regional não dá a entender que obras em projeto estão em fase de execução. “Os vídeos mostram de maneira clara as obras que estão em execução e as já foram finalizadas e as que estão em fase de projeto, disse. Ele disse que a obra da Via Oeste será retomada em breve.

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