quinta-feira, 29 de março de 2012

Chery cria polo de autopeças

NOSSA REGIÃO
March 28, 2012 - 02:40

Chery cria polo de autopeças

Entrevista coletiva da montadora de automóveis, a estatal chines Chery. Hotel Renaissance
Victor Moriyama
Empresa vai destinar metade de sua planta no Vale à instalação de fornecedores; comitiva inicia seleção em junho
Arthur CostaEnviado especial a São Paulo

A chinesa Chery vai destinar metade de seu terreno de cerca de 1 milhão de metros quadrados em Jacareí para a criação de um polo de autopeças, que irão formar sua cadeia produtiva.
A previsão inicial da fabricante é que 60 empresas, sendo 20 chinesas, componham sua rede de fornecedores.
Em junho, chega ao Brasil uma comitiva da empresa chinesa a fim de elaborar um estudo para definir quais produtos serão fornecidos por empresas brasileiras e quais serão importados.
“Sabemos que o Brasil possui uma cadeia completa de fornecedores (de autopeças). O ideal seria buscar empresas no Estado de São Paulo e, de preferência, ao redor de Jacareí”, disse o vice-presidente e diretor industrial da Chery Brasil, Wu Dejun ontem.
O estudo da empresa para definir seus fornecedores levará em conta dois fatores --custo e exigências do governo brasileiro.
“Sabendo que precisamos atingir 65% (de índice de nacionalização da produção para escapar do aumento de 30% do IPI). Vamos dar preferência para nacionalizar peças que o custo de logística é muito caro e outras que o governo exige que sejam brasileiras”, disse o executivo.
Dejun salientou que o governo chinês vem conversando com fornecedores da Chery na China pedindo para que eles entrem em contato com empresas de autopeças brasileiras a fim de discutir a criação de parcerias para a formação do polo industrial em Jacareí.

Obras.Ontem, a direção da Chery alterou a projeção de início do funcionamento da unidade de Jacareí para o final de 2013.
Em outubro do ano passado, a empresa havia estimado o início de suas operações para o primeiro semestre de 2013, no entanto, o atrasado na obtenção das licenças ambientais para iniciar a construção da fábrica alterou a projeção.
Atualmente, uma empresa executa o serviço de terraplenagem do terreno.

SAIBA MAIS
polo industrial
Do total de 1 milhão de metros quadrados de área da Chery em Jacareí, 500 mil serão destinados para construção da fábrica da montadora e outros 500 mil para fornecedores da cadeia produtiva

instalação
Empresa de Jacareí realiza serviço de terraplanagem. Início da operação está previsto para final de 2013

investimento

Primeira fase da obra é de R$ 200 milhões na construção dos setores de pintura, soldagem e montagem final

produçãoFabricação inicial da fábrica é de 50 mil unidades por ano a partir de 2013

EFEITO
Impacto do IPI reduz importação da CheryO efeito do aumento do IPI de importados fez com que a Chery reduzisse de 60 mil para 30 mil o número de carros importados da China ao Brasil. O diretor comercial da Chery, Luis Curi, disse que o governo tem sido ‘bastante receptivo’ em uma proposta de flexibilidade do imposto para a montadora chinesa, uma vez que a Chery tem investimento consolidado no país. 

CURSO
Prefeitura prepara mais mão de obra
Presente na coletiva da Chery, o prefeito de Jacareí, Hamilton Mota (PT), salientou que a prefeitura vem firmando convênios com instituições para formação de mão de obra a ser utilizada na fábrica da Chery. Anteontem, convênio foi firmado com a Unesp para disponibilizar módulo avançado do curso de mandarim. Antes, o curso terminava no nível intermediário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário