domingo, 19 de abril de 2015

Mobi será um marco estético para São José, diz Ruy Ohtake

Mobi será um marco estético para São José, diz Ruy Ohtake

O projeto Mobi, sistema de transporte de massa com o uso do BRT (Bus Rapid Transit) em São José dos Campos, terá assinatura de Ruy Ohtake, um dos mais renomados arquitetos do Brasil. O anúncio da parceria que colocará os traços de Ohtake na paisagem urbana do município foi feito nesta quinta-feira (16), durante apresentação no Paço Municipal.
O evento contou com a presença do prefeito, do vice, do diretor executivo da Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo), José Roberto Cardoso, além de autoridades do município, representantes de entidades de classe e empresários da construção civil. 
Ohtake, que desenvolveu projetos como o do expresso Tiradentes e do monotrilho Morumbi, ambos na capital paulista, será responsável pela arquitetura, paisagismo e iluminação do sistema joseense. Os projetos serão parte do estudo contratado pela Prefeitura junto à Fusp para a implantação do Mobi.
“Foi com muito entusiasmo que nós recebemos o convite para colaborar com a Fusp na elaboração do projeto Mobi, o BRT de São José dos Campos. A importância do projeto é desnecessário ressaltar, porque vai beneficiar de imediato toda a população que utiliza o transporte coletivo”, disse o arquiteto ao iniciar sua apresentação.

Terminais
Na apresentação, o arquiteto mostrou, em esboços feitos à mão, detalhes dos novos terminais de parada, onde os passageiros farão o embarque e desembarque dos veículos do Mobi. Ohtake garantiu que, além de funcionais, os novos terminais serão impactantes para a estética do município.
“As paradas serão um ponto de referência na cidade. Além do conforto para os que estão esperando o ônibus, construtivamente sustentáveis, serão principalmente um marco estético para a cidade”, disse o arquiteto.
Entre os conceitos detalhados por Ruy Ohtake, também está o uso de energia solar e a possibilidade de construção em apenas seis dias para cada terminal. Ao todo, o Mobi terá 75 paradas, distribuídas por 51 km de linhas, em todas as regiões da cidade.
Prazos
O prazo para a conclusão do projeto básico é 30 de junho, mas Ruy Ohtake afirmou durante a apresentação que deverá antecipar a entrega.
A Fusp foi contratada para realizar o projeto básico do Mobi e formalizou uma parceria com o arquiteto Ruy Ohtake para desenvolver o trabalho. O prefeito espera o início das obras entre dezembro deste ano e janeiro de 2016.
“Se nós não fizermos muita coisa em relação à mobilidade, nós teremos sérias dificuldades no futuro. Então, o Mobi vem exatamente para o fortalecimento do transporte público, uma prioridade do transporte público, que é o caminho que todas as cidades têm que trilhar hoje, se quiserem ter um transporte digno para uma sociedade avançada, como é a de São José dos Campos”, disse o prefeito.
Mobi
No Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada, com uma extensão aproximada de 51 Km em todas as regiões cidade. Também serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar velocidade operacional.
O sistema conta ainda com monitoramento centralizado, ônibus com GPS, semáforos inteligentes para passagem preferencial aos coletivos, integração com o sistema de transporte público e informações em tempo real ao usuário. Esse sistema tem sido adotado em cidades de médio porte para o transporte rápido de massa.
Na semana passada, a Prefeitura abriu o edital para a pré-qualificação das empresa interessadas em participar da obra. A entrega dos envelopes pode ser feita até o dia 20 de maio.



Projeto básico do BRT será desenvolvido pela Fusp

A Prefeitura de São José dos Campos e a Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) vão firmar convênio para o desenvolvimento de pesquisas para a implantação do Mobi – sistema de transporte de massa, com o uso do BRT (Bus Rapid Transit), que será adotado na cidade.
O contrato será assinado nesta quinta-feira (16) pelo prefeito e os representantes da Fundação e prevê, entre outros itens, a elaboração do projeto básico, incluindo os elementos arquitetônicos dos terminais, paisagismo e iluminação.
A Fusp foi escolhida pela Prefeitura por conta da sua capacidade técnica no campo de pesquisas e pela expertise no desenvolvimento de projetos na área de logística e transportes.
A Fundação foi responsável, por exemplo, pela elaboração dos estudos para a implantação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana e do Sistema Integrador do Controle de Semáforos, ambos no município de São Paulo.
A entidade também é reconhecida pela capacidade no desenvolvimento de pesquisas em outras áreas, com extenso currículo de atendimento ao poder público. Foi da Fusp, por exemplo, o estudo realizado em 2009 que antecipou o quadro de crise hídrica vivenciado no Estado de São Paulo atualmente.
A Fundação, inclusive, foi contratada recentemente pela Sabesp para identificar áreas para a perfuração de 200 poços artesianos na capital, como medida para minimizar os problemas no abastecimento.
Por se tratar de instituição voltada à pesquisa e sem fins lucrativos, a contratação da Fusp será por dispensa licitação (artigo 24, inciso XIII, da Lei 8.666). 
O contrato terá validade por 10 meses, com valor de R$ 12 milhões. O projeto básico, um dos produtos previstos no convênio, será concluído até 30 de junho.
O montante destinado à elaboração do projeto já está previsto no convênio assinado entre a Prefeitura e o Governo Federal (R$ 800 milhões do Governo Federal e outros R$ 42 milhões de contrapartida do município) para a implantação do Mobi.
Na semana passada, a Prefeitura publicou o edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em participar da concorrência. 




Mobi
No Mobi, os ônibus vão trafegar em canaleta segregada, com uma extensão aproximada de 51 Km em todas as regiões cidade. Também serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar velocidade operacional.
O sistema conta ainda com monitoramento centralizado, ônibus com GPS, semáforos inteligentes para passagem preferencial aos coletivos, integração com o sistema de transporte público e informações em tempo real ao usuário. 
Esse sistema tem sido adotado em cidades de médio porte para o transporte rápido de massa.
O documento está disponível no site da Prefeitura e prevê entrega dos envelopes até o dia 20 de maio.


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