sábado, 10 de novembro de 2012

EMTU agiliza processo para gerir ônibus intermunicipais

EMTU agiliza processo para gerir ônibus intermunicipais

 Thiago Leon

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos assumirá o gerenciamento em março em substituição à Artesp e já prepara certame de concessões para melhorar o serviço prestado aos moradores da RMVale 
Gustavo Almada
São José dos Campos

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) terá de concluir até março de 2013 os trabalhos para assumir o gerenciamento do transporte público intermunicipal na RMVale. 
Hoje, a responsabilidade é da Artesp (agência reguladora do transporte no Estado). O processo de transição começou em agosto último, com prazo de 180 dias para a finalização.
Dentro de alguns dias, fiscais da EMTU começarão a fazer um mapeamento das linhas e inspeções nas garagens das 12 empresas que operam o sistema na região, avaliando também a necessidade de troca da frota.
Serviços hoje prestados em outras regiões metropolitanas passarão a ser oferecidos na RMVale, como bilhetagem eletrônica e gratuidade para deficientes físicos. 
A EMTU promete ainda um grande certame de concessões, que pode acabar com a perpetuação de algumas empresas no Vale. 

Supresa. Todos os ônibus intermunicipais que rodam dentro da RMVale serão padronizados com a cor azul escuro da EMTU até março de 2013. 
A Viação Jacareí se antecipou e adquiriu sete veículos com o novo padrão, colocando dois para rodar ontem na linha São José-Jacareí, o que teria pego alguns passageiros de surpresa e teria gerado transtornos. 
Funcionários da empresa disseram que os novos carros serão colocados nas ruas progressivamente para a população ir se acostumando.

Licitações. O último grande certame de concessões abertos pelo governo do Estado foi em 1989. Os contratos acabaram em 1999 e, desde então, são renovados em caráter excepcional de seis em seis meses.
O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, confirmou que irá abrir concorrência para as linhas.
“Sei que as pessoas vislumbram na licitação ter empresas novas para melhorar o serviço. Essa licitação vai acontecer, mas não posso dizer quando.”
Segundo ele, já foi aberta concorrência para a operação das linhas nas regiões metropolitanas de Campinas e Grande São Paulo.
A EMTU abrirá 30 vagas de emprego na região por meio de concurso. O edital com data das provas será publicado em alguns dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário