quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor bate recorde dos últimos 10 anos no Vale


Calor bate recorde dos últimos 10 anos no Vale


Jovens se refrescam na represa do Jaguari Foto: Thiago Leon
Jovens se refrescam na represa do Jaguari Foto: Thiago Leon
Temperatura média de 37°C medida pelo Inmet é a maior desde 2002; São José e Taubaté têm o dia mais quente do ano
Paula Maria Prado
São José dos Campos
A região bateu recorde de calor ontem, com a maior temperatura média dos últimos 10 anos --37°C, segundo estimativa do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A média é baseada nos registros feitos pelo instituto em todas as cidades do Vale. 
Também de acordo com o Inmet, São José e Taubaté tiveram as maiores temperaturas do ano. São José teve máxima de 36ºC e Taubaté, de 38,3ºC.
A onda de calor em plena primavera que tomou conta da região desde a última semana está associada à chegada de um ciclone extratropical no Sul do país, que fez os ventos soprarem de norte a oeste no Estado de São Paulo, elevando as temperaturas. 
“É normal o calor nesta época do ano. Atualmente, um bloqueio atmosférico tem impedido o avanço de frentes frias”, afirmou Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet. 

Dia a dia. O forte calor fez com que muitas pessoas mudassem as suas rotinas. 
A principal preocupação da secretária administrativa Márcia Pazeto, 23 anos, é o seu filho de 1 ano e 9 meses.
“Deixo ele de fraldinha o tempo todo. Nos dias mais quentes, vejo que ele fica com dificuldade para dormir. Tenho dado três banhos nele e o faço beber água ou suco várias vezes ao dia”, disse ela.
De acordo com o médico cardiologista Fábio Baptista, Márcia está certa. A hidratação deve ser a principal preocupação das pessoas. 
“Apesar de parecer clichê, beber bastante líquido é a recomendação mais importante nessa época de calor. 
Ainda segundo o médico, é um equívoco esperar sentir sede para beber água.
“Quando sentimos sede é porque já estamos em uma situação de desidratação. Então é preciso beber bastante água e incentivar as crianças e os idosos também”, afirmou o cardiologista. 

Pets. Quem tem animais de estimação também não pode descuidar da saúde deles. 
A adestradora Paula Eras, 30 anos, possui em seu sítio cachorros, galinhas, além de um cavalo, um pavão, um porco e uma calopsita, e não descuida deles no calor.
“Mantenho-os sempre na sombra e com água fresca perto. No caso dos cachorros, os levo para tosar a parte do peito para que eles possam deitar no chão geladinho, e evito passear com os bichinhos à tarde, quando a temperatura está mais alta”, disse. 

Previsão. O quadro de altas temperaturas com pancadas de chuva à tarde deve durar até o término do verão. 
“Nesta semana, a partir de quinta-feira (amanhã), o calor deve diminuir em cerca de 4ºC”, afirmou Marcelo Schneider, do Inmet. 
Para quem for viajar, no dia do feriado de Finados, deve chover. Já no final de semana, a probabilidade de chuva diminui para apenas 5%.

Temperatura.
 Hoje, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, as temperaturas continuam altas e podem chegar a 35°C no Vale Histórico, 34°C em São José, 33°C no Litoral Norte e 28°C na Serra da Mantiqueira.
A umidade relativa do ar deve oscilar entre 36% no litoral e 52% na serra.

Incidência de raios aumenta
São José dos Campos
 
A alta temperatura registrada nesta época do ano propicia o surgimento de tempestades à tarde e à noite. Geralmente essas pancadas de chuva trazem um grande número de descargas elétricas. 
“Essa é a característica do verão: dias quentes, chuvas rápidas e grande atividade atmosférica”, afirmou Daílton Gilberto Guedes, pesquisador do Elat/Inpe (Grupo de Eletricidade Atmosférica).
De acordo com dados do Elat, no final de semana passado, São José foi atingido por cerca de 650 descargas. Destas, 232 atingiram o solo. 
“A maioria dos raios acontece entre as nuvens”, disse o pesquisador. “Mas como a cidade tem uma grande extensão, podemos verificar um maior número de descargas nela”, afirmou ele. 

Cuidados. Assim que começar a chuva, o ideal é procurar um abrigo seguro, como uma casa. Caso esteja dentro de um carro, permaneça nele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário