sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Governo assina contrato para duplicar a Tamoios

Governo assina contrato para duplicar a Tamoios



Duplicação do trecho de serra da rodovia dos Tamoios vai custar R$ 3,9 bilhões. Foto: Claudio Vieira


Xandu AlvesSão José dos Campos
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a direção da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) assinam hoje o contrato com o consórcio Litoral Norte para a duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios.
Administrado pelo grupo Queiroz Galvão, o consórcio venceu a licitação da PPP (Parceria Público-Privada) com o Estado para construir uma nova pista, recuperar a existente, que tem 21,5 quilômetros de extensão e operar toda a rodovia.
O grupo terá que assumir a manutenção e operação da pista no planalto, duplicada pelo governo entre maio de 2012 e janeiro de 2014.
A duplicação da serra custará R$ 3,9 bilhões e levará quatro anos para ser feita, a partir do início das obras, previstas para o segundo semestre de 2015.
O modelo de PPP prevê que o Estado invista R$ 2,185 bilhões nas obras de duplicação e a Queiroz Galvão, R$ 715 milhões. A empresa terá que aportar mais R$ 1 bilhão ao longo de 30 anos de concessão e operar a rodovia.

Pedágio. Para tanto, a construtora irá cobrar pedágio em três praças bidirecionais (nos dois sentidos): km 15,7 e km 56,6 e no contorno de Caraguatatuba. Os valores serão de R$ 2,80, R$ 4,90 e R$ 1,90, respectivamente.
A cobrança só iniciará, segundo o Estado, após o grupo completar um ano de operação na rodovia e comprovar 6% nas obras de duplicação da serra. O serviços serão feitos entre os km 60,45 e 82 e exigirão a construção de uma nova pista, com 12,6 km de túneis e 2,5 km de viadutos.

“É uma obra complexa, quase uma mini Rodovia dos Imigrantes”, disse Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado de Logística e Transportes.

Financiamento. Segundo ele, o grupo Queiroz Galvão terá até 120 dias para iniciar as obras da nova pista após a assinatura do contrato. Nesse período, o Estado buscará financiamento para os R$ 2,185 bilhões que terá que bancar. O recurso deve vir do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
“A previsão é que a construção da rodovia comece no segundo semestre de 2015. O Estado poderá usar recursos do Tesouro caso o financiamento não saia a tempo”, afirmou.
Antes desse prazo, porém, o consórcio poderá começar a recuperação da atual pista.

Estado prevê restauro de rodovias do Vale 
São José dos Campos
O Estado irá restaurar 207 quilômetros de estradas estaduais que cortam a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com investimento previsto de R$ 333 milhões.
As obras começaram neste ano e têm prazo para conclusão entre junho e dezembro do próximo ano.
Os recursos virão de empréstimos feitos junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que chegam a R$ 2,3 bilhões e beneficiam obras em todo Estado.
Estão sendo feitas obras de recuperação na estrada velha Rio-São Paulo, na Rodovia dos Tropeiros e na SP-55, que corta todo o Litoral Norte.
Também no litoral o governo estadual recupera e faz melhorias em trechos da estrada entre Bertioga e São Sebastião, com 146 quilômetros de extensão e recursos de R$ 157,9 milhões.
Fonte: OVale



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